Celso Spadoti comanda a equipe da Taça São Paulo 2012

Categoria de base Futebol 

O técnico Celso Spadoti, conhecido no meio futebolístico como Celinho, iniciou sua trajetória de treinador nas categorias de base do XV de Piracicaba.

Ele já trabalhou em grandes equipes como: Inter de Limeira, Ituano, Novo Horizontino, Guarani, Ponte Preta, Irati, União São João de Araras, Caxias, Juventude e Barueri. Em todas elas conseguiu fazer com que muitos jogadores fossem revelados.

Neste ano, Celinho comandou a categoria sub 17 no Campeonato Paulista, no qual o time grená chegou até a 2ª fase, e na Copa Ouro, em que alcançou a semifinal. Ainda a equipe juvenil está disputando a Copa São Paulo, promovida pela Associação Paulista de Futebol (APF).

O técnico juventino agora tem outro desafio pela frente. Em setembro, ele assumiu a categoria sub 18 que vai disputar a Taça São Paulo 2012 e já iniciou o trabalho de avaliação e preparação dos garotos que vão disputar um dos torneios mais importantes da categoria.

Celinho comandará a equipe juventina juntamente com os auxiliares do time profissional, Genilson e Sandro, com o apoio da empresa Planinvesti.

Acompanhe a entrevista do treinador para o site oficial do Clube.

Portal Juventus: Quais são os planos para a Taça São Paulo de 2012?

Celinho: Há quinze dias, iniciamos as avaliações dos atletas que já eram do Clube e de alguns jogadores 93 que foram avaliados por uma comissão técnica do profissional para definirmos o grupo.

Acredito que daqui a duas semanas já teremos um grupo de 30 atletas e depois só ficará um grupo de 25 para Taça São Paulo. Temos alguns jogadores de qualidades, inclusive os que disputaram o Campeonato Paulista, como também atletas do Diadema, que são fortes, além desse pessoal selecionado que são jogadores bem interessantes.

Portal Juventus: Como será desenvolvido esse trabalho, o Celinho vai estar no comando? Qual será a prioridade para estar avaliando esses meninos?

Celinho: Eu, juntamente com o Genilson e o Sandro, auxiliares do time profissional, vamos escolher os melhores para disputar a Taça São Paulo e tentar resgatar o nome do Juventus que há tempo não passa da primeira fase e quando passa já cai na segunda. Vamos tentar que o Clube chegue pelo menos entre os quatro finalistas. O nosso maior objetivo é fazer com que esses jogadores desenvolvam um papel bom na Taça São Paulo e depois sejam aproveitados no próprio Juventus.

Portal Juventus: Você acredita que o Juventus tem condições de chegar entre os quatro?

Celinho: Acredito no potencial não só da equipe como no meu também. Graças a Deus sou um cara vencedor. Todos os Clubes por onde passei e disputei a Taça São Paulo, eu consegui chegar entre os quatro. Não tenho medo de desafios. Também eu vi que tem jogadores de qualidade, não só esses que chegaram como os que já estavam no nosso grupo, inclusive com idade bem inferior da Taça, são 95. São jogadores excelentes, que mostraram alta qualidade. Agora cabe ao Juventus e a parceria investir e segurar esses garotos, senão os empresários os levam embora. Eles têm potencial, por isso acreditamos que vamos fazer uma boa campanha.

Portal Juventus: Hoje, o que falta para completar seus planos?

Celinho: Não temos muito tempo para treinar, infelizmente nós temos apenas duas horas por dia, ou às vezes até uma hora e meia. Esse tempo é muito pouco, a categoria de base geralmente treina dois períodos e treina na grama. Aqui nós treinamos somente no sintético, e há uma diferença muito grande, para quem não é atleta não há diferença, mas para quem é atleta sabe que dificulta você sair do campo sintético e ir jogar no gramado, onde o espaço é maior, a bola corre menos, é completamente diferente, então se nós tivéssemos a possibilidade de treinar pelo menos duas vezes por semana em um campo gramado e um período mais longo de treinamento, eu acredito que a gente teria condições de dar muito mais fundamento, mais trabalho tático e finalizações. Isso é o que me falta. Apesar de ter um elenco de qualidade, falta-me o complemento.

Portal Juventus: Há perspectivas de algum desses meninos se tornarem realmente profissionais para o Juventus?

Celinho: Sem dúvida, eu acredito no potencial desses jogadores. É claro que nem todos vingarão, mas principalmente os atletas que começaram comigo em janeiro e os que foram selecionados, tenho certeza que eles vão vingar. Será uma forma de dar retorno para o investimento que o Juventus e a Planinvesti farão durante o período que estaremos disputando o Campeonato e tenho certeza que se o Juventus e a Planinvesti olharem com carinho para esses garotos, aposto que eles vão dar retorno como aconteceu em todos os Clubes em que passei. Eles tiveram lucro e não prejuízo.

Portal Juventus: Na sua experiência como treinador de categoria de base, qual é a grande revelação do Juventus, você já pode citar algum nome?

Celinho: Eu aposto no Vinicius, um atacante. Quando eu o vi pela primeira vez, falei para o diretor Amaury: “esse é o novo careca”. O Ribeirão é um jogador diferenciado também, um volante, tipo o Casemiro do São Paulo; o Tupã apesar de estar contundido é um jogador que tem um potencial muito grande; o Alef, que vem vindo de uma cirurgia, é outro jogador que se destaca e o goleiro Rafael, que hoje já podia ser o reserva do titular do profissional, pois tem um potencial muito grande. Os volantes Welington e Silas, o zagueiro Nailson e o atacante Douglas podem ser grandes promessas também.

De 269 jogadores profissionais que passaram na minha mão, 69 foram para a Seleção Brasileira de juniores e do principal. São jogadores que estão na Europa, como o Yago, hoje na Locomotiv da Rússia, o Goiano que está no Brescia, Mauricio Ramos, hoje no Palmeiras, o Léo, no Santos. O Juninho e o Flávio, que começaram comigo no profissional do Ituano. O Juninho deu milhões paro o São Paulo. Esses que eu citei do Juventus, são jogadores que eu tenho certeza de que vão dar retorno para o Clube e por isso requerem um investimento. É necessário fazer com que eles gostem do Juventus e se sintam bem dentro do Clube.

A base hoje é salvação dos Clubes pequenos, se você não tiver base você não consegue sobreviver. O Mirassol sobrevive de venda de jogadores, a Ponte Preta e o Guarani também. A Ponte Preta revela um atrás do outro. Eu trabalhei nesses dois Clubes, então a gente sabe como que é lidar com a base, você não pode precipitar, queimar etapas, você tem que seguir de acordo com o potencial dos jogadores e não pode descuidar.

Portal Juventus: Os olhos da torcida juventina vão estar voltados para a categoria sub 18 em janeiro, o que você tem a dizer para esse público?

Celinho: A gente sabe que a pressão é forte, nós vamos trabalhar o máximo, vamos dar o máximo de nós para chegarmos entre os quatro, sem dúvida o Juventus vai ser um time brigador, um time aguerrido, nós vamos fazer ressurgir o Moleque Travesso, vamos voltar a fazer esse Moleque ser Travesso novamente, se Deus quiser.