Comunicado Oficial Sobre a Água do Conjunto Aquático

Administração Clube Comunicados 

destaque-fitlro

Peça nova já instalada

Diante das diversas publicações nas redes sociais e portais de notícias de informações equivocadas, sem conhecimento de causa, descabidas e sem fundamento sobre a coloração da água das piscinas do conjunto aquático, o Clube Atlético Juventus vem a público esclarecer que:

  • Dias antes do Carnaval, foi detectado um problema no sistema de filtragem das piscinas, onde uma das válvulas dos filtros antigos (com mais de 50 anos), que ainda não puderam ser substituídos, não estava funcionando devidamente para proceder a retro lavagem e consequente filtragem.  Imediatamente, para não haver interferência no processo de limpeza das piscinas, o filtro defeituoso foi isolado.
  • Como a peça em questão, de 400 quilos, não oferecia condições de reparo, houve a necessidade de substituição por outra mais atual e do mesmo fabricante, para ser possível à adequação ao filtro.
  • O processo de substituição demandaria o fechamento das piscinas em pleno feriado, mas o Clube tendo conhecimento da qualidade excelente da água, conforme demonstrado nos laudos de análise, optou por uma limpeza manual, não tão eficaz quanto a do filtro, porém com uma solução momentânea para não prejudicar o entretenimento dos associados em pleno Carnaval.
  • Durante todo o período de manutenção do equipamento nestes dias, procedeu-se a limpeza manual com a aplicação de cloro, algicida e corretor de PH, com medições diárias de quatro em quatro horas, constantes nos relatórios que ficam à disposição da SIVISA (Sistema de Informação em Vigilância Sanitária), integrante da Coordenação de Vigilância em Saúde da Superintendência de Vigilância Sanitária Mooca Aricanduva, também à disposição dos associados caso tenham interesse ou alguma dúvida.
  • Os trabalhos de substituição iniciaram-se na terça-feira (09/02),  encerrando-se na quarta-feira (10/02), entrando em processo de retro lavagem para em seguida iniciar a aspiração, cloração e ajuste do PH, além da reposição da água perdida nos processos.  Estes procedimentos devem ser concluídos até sexta-feira (12/02).
  • A resolução estadual SS 65 de 12 de abril de 2005 da Coordenação dos Institutos de Pesquisa /Centro de Vigilância Sanitária, subordinada à Secretaria de Estado da Saúde determina que mensalmente sejam coletadas amostras aleatoriamente na área do Clube por um biólogo, relativas a Solução Alternativa de Abastecimento de Água, sendo que a do mês de dezembro foi protocolada na Vigilância em Saúde da COVISA (Coordenação de Vigilância Sanitária), no dia 11 de janeiro de 2016, às 15h22, e nada foi constatado fora do padrão
  • Todo trabalho cuidadosamente realizado visou atender à portaria do Ministério da Saúde 2914/2011, que dispõe sobre os parâmetros das águas de poços profundos (poços artesianos), solução alternativa de acordo com a Lei 13725/04, Portaria SMS 2755/2012, Resolução da Secretaria da Saúde 65/05 e a Portaria CVS 2/07.
  • Como a área do Clube está inclusa no raio de 500 metros do “Parque Esso”, houve necessidade de protocolo junto a CETESB no sentido de obtenção de licença para renovação da outorga dos Poços 1 e 2 e junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica, o que ocorreu no mês de janeiro com a publicação no Diário Oficial do Estado com validade para cinco anos.
  • As constantes chuvas também colaboram para a mudança de coloração da água, pois alteram o PH e cloração, por esse motivo devem ser corrigidos diariamente, medidas que o Clube vem tomando, monitorando a composição da água, de acordo com as normas vigentes.

Ressaltamos que, baseados nos laudos de análise da qualidade da água, estamos seguros em afirmar que não houve risco a nossos associados de qualquer tipo de contaminação pela mudança de coloração da água.

Destacamos também que o Clube já realizou a troca dos filtros da Piscina Olímpica, que tinham mais de 50 anos, e que os demais serão trocados, dependendo apenas do provisionamento financeiro.

O Juventus tem primado pela qualidade dos serviços e do bem estar de seus associados, não medindo esforços para melhoria continua das suas instalações.

CONTROLE-DE-ÁGUA--PISCINAS-CARNAVAL-(2) CONTROLE-DE-QUALIDADE-DA-ÁGUA--COVISA