75º Aniversário da Reinauguração do Estádio Conde Rodolfo Crespi

Clube Futebol Profissional 

Estádio da Javari

Com a implantação do profissionalismo no futebol paulista, os clubes e a entidade promotora do futebol em São Paulo começaram a atentar pela necessidade de melhores instalações e praças esportivas.

A diretoria do Clube Atlético Juventus não ficou para trás e tratou de trabalhar neste sentido e, já em 1937, com recursos decorrentes de doações de diretores, associados e empresários da região, iniciou de uma ampla reformulação do, até então, acanhado estádio.

Assim, no dia 13 de julho de 1941, o Clube Atlético Juventus promoveu a cerimônia inaugural do seu novo estádio, moderno para a época, que recebeu o nome de Estádio Conde Rodolfo Crespi, preservado até hoje.

Manoel Vieira de Souza, Vice-Presidente do Clube, fez um inflamado discurso para os presentes. Inúmeras personalidades da imprensa e da vida política, social e esportiva da cidade estiveram presentes.

Interessante ressaltar que o estádio atual preserva exatamente as mesmas características arquitetônicas da época, que o torna um dos estádios mais tradicionais e românticos de nossa cidade, condição essa venerada por sua torcida.

Como parte das festividades o Moleque Travesso convidou o Ypiranga, o SPR (atual Nacional-SP) e o Corinthians para um festival esportivo de inauguração do Estádio. Como partida preliminar, em disputa da Taça Juventus, jogaram Ypiranga x SPR. Os ipiranguistas venceram por 1 a 0, gol marcado por Miguelzinho que entrou para a história da Rua Javari como o autor do primeiro gol do novo estádio.

Na partida principal enfrentaram-se Juventus e Corinthians. O placar do jogo terminou em 3 x 1 em favor dos alvi-negros. Ferrari de pênlti fez o primeiro gol juventino em sua nova casa. Os gols corintianos foram marcados por: Carlinhos, Servilio e Teleco.

A equipe do bairro da Mooca foi a seguinte: Roberto (G), Guimarães, Sordi (Ditão), Paulo, Sábia, Nico II (Laurindo), Oswaldinho, Ferrari, Jair (Renato), Walter, Robertinho. Técnico: Raul da Rocha Soares

O Corinthians jogou com: Rato (G), Agostinho, Chico Preto, Jango, Pelliciari, Dino, Tite, Servílio, Teleco, Joane, Carlinhos.

Baseado na volumosa arrecadação estimou-se que estiveram presente ao novo Campo do Juventus cerca de 15.000 espectadores. Um recorde absoluto!

Para comemorar o evento, aproveitando a partida entre Juventus e Ituano, pela Copa Paulista 2016, a ser realizada no próximo domingo (17/07), às 10h00, o Clube da Mooca realizará, no local, uma exposição de fotos da época, inclusive da cerimônia da reinauguração e de jornais retratando o fato, e prestará homenagens a famílias que tiveram importante participação na história do Juventus e na reconstrução do tradicional Estádio.