Paulistão da Base apresenta alterações no regulamento

Categoria de base Clube Comunicados Futebol Sub 15 Sub 17 Sub 20 

Mudanças valem para as categorias sub-15, 17 e 20

Conselho Técnico na sede da FPF (Foto: Divulgação)

Conselho Técnico na sede da FPF (Foto: Divulgação)

A Federação Paulista de Futebol (FPF) realizou nesta semana o Conselho Técnico do Campeonato Paulista, categorias sub-15, 17 e 20. O evento ocorreu nos dias 26 e 27 de fevereiro e contou com a presença de Paulo José Baptista, coordenador das categorias de base do Clube Atlético Juventus. A pauta principal foram alterações pontuais nos regulamentos. Todos os dados são de divulgação da FPF.

 

– Sub-15 e Sub17 –

A principal mudança é com relação ao número de substituições. Até 2017 era permitida a troca de cinco atletas por equipes. A partir de 2018, poderão ocorrer seis substituições por times, sendo que isso deve ocorrer no máximo em três atos, assim como foi na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Outra mudança acontecerá na fase de mata-mata. Até 2017, em caso de igualdade no placar agregado, o time que tinha melhor campanha na somatória das fases anteriores avançava para a fase seguinte. Por decisão dos clubes, o desempate em 2018 será feito através de penalidades máximas.

 

– Sub-20 –

Uma das principais novidades é com relação ao cartão amarelo. Por decisão dos participantes, os cartões serão zerados ao término da primeira e terceira fase.

Outra novidade é com relação ao mata-mata do torneio. Antes decidido pela campanha, agora o vencedor do confronto será definido em cobrança de penalidades máximas em caso de igualdade no placar agregado.

Os atletas também estarão liberados para atuar por mais de um clube na competição. Para isso, eles precisam ser registrados pela nova equipe até o dia 27 de julho. Após esse prazo, apenas atletas que ainda não aturam no torneio terão condição de jogo após o registro.

Assim como em 2017, serão permitidas seis substituições, feitas em até três atos, modelo semelhante ao que aconteceu na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

 

O coordenador de futebol das categorias de base do Juventus, Paulo José Baptista, comentou as mudanças no regulamento.

“Foram decisões dos representantes dos clubes. O aumento de substituições será benéfico no decorrer do campeonato. Mudaram também a questão de cartões amarelos no sub-20. Além disso, a extensão do prazo para que os atletas atuem por outros clubes. Foram alterações pontuais, mas importantes na opinião dos representantes”, explicou Paulo.

O Campeonato Paulista sub-20 tem início para o dia 14 de abril, já os sub-15 e sub-17 devem iniciar no fim de março. As tabelas e clubes participantes serão divulgados posteriormente pela FPF.