No futebol, categorias de base conquistam feito inédito

Categoria de base Futebol Sub 15 Sub 17 

Foto: Marcelo Germano/Juventus

Foto: Marcelo Germano/Juventus

O Clube Atlético Juventus fez história nesta segunda-feira (9 de julho). Pela primeira vez em seus 94 anos, as categorias Sub-15, 17 e 20 de futebol se classificaram para a segunda fase do Campeonato Paulista no mesmo ano. O Sub-20 garantiu sua vaga no dia 30 de junho ao bater o Grêmio Osasco, por 1 a 0.

A primeira fase do Campeonato Paulista Sub-15 e 17 se encerrou na segunda-feira (9) com o Juventus enfrentando o Barcelona Esportivo por uma vaga na próxima fase da competição.

O adversário, na teoria, era o mais fraco do grupo em ambas as categorias. Portanto, as vitórias se tornaram essenciais ao Juventus para conquistar a classificação.

 

– Sub-15 –

Empatados em terceiro lugar com 19 pontos, Juventus, Água Santa e São Caetano entraram em campo na última rodada. As equipes levavam vantagem sobre o Moleque Travesso pelos critérios de desempate. Com isso em mente, os comandados de Caio César venceram, na Rua Javari, o Barcelona por 3 a 0, com gols de Gustavo, Bruno Andrade e Gabriel. Graças aos tropeços de Água Santa e São Caetano, a equipe juventina terminou a primeira fase em terceiro lugar do Grupo 8, com 22 pontos conquistados (seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas). A última vez que o Sub-15 esteve na segunda fase foi em 2015.

Ao todo, 32 equipes se classificaram. Na segunda fase da competição, os times serão divididos em oito Grupos (do 10 ao 17) com quatro equipes cada, que jogarão dentro dos respectivos grupos em turno e returno. O Clube Atlético Juventus está no Grupo 13 ao lado de Guarani, Guarulhos e Batatais.

 

– Sub-17 –

Os comandados de Marcel Barbosa entraram em campo dependendo apenas das próprias forças para se classificar. Diante dessa situação, o Juventus conquistou uma vitória elástica por 5 a 2 sobre o Barcelona Esportivo, na Rua Javari. Gustavo, Carlos, Kaue, Igor e Luciano marcaram os gols para o Moleque Travesso.

O Juventus encerrou a primeira fase como o quarto colocado do Grupo 8, com 25 pontos ganhos (sete vitórias, quatro empates e três derrotas), o suficiente para ser o melhor quarto colocado.

O técnico Marcel Barbosa elogiou a conquista da equipe e já ressalva que a próxima fase será mais competitiva.

“Primeiro é parabenizar os atletas e a comissão técnica pela dedicação e comprometimento em todos os jogos dessa primeira fase. Mesmo com a ssificação não deixamos de trabalhar.  Já iniciamos o planejamento com a cabeça na próxima fase, frisando que será difícil e ainda mais competitiva do que a primeira. Vamos continuar acreditando no trabalho e na entrega de todos para fazer o nosso melhor”, falou.

A segunda fase da competição será disputada pelos 32 times classificados na primeira fase, divididos em 08 grupos de quatro (do 10 ao 17)  O Juventus está no Grupo 17 com Santos, Noroeste e Amparo.

A equipe Sub-17 não participou do Campeonato Paulista no ano passado e esteve na segunda fase pela última vez em 2016. Na época, o Moleque Travesso chegou até a terceira fase do torneio.

Os atletas do Sub-15 e 17 ganharam um período de recesso e voltam aos treinos na próxima semana.