Da base ao profissional, a superação para jogar no time de cima

Futebol Futebol Profissional 

O futebol profissional do Clube Atlético Juventus treinou na tarde desta quinta-feira (09 de agosto) visando sua segunda partida pela Copa Paulista 2018.

Apesar do resultado negativo de 1 a 0 na estreia, contra o Atibaia, o primeiro jogo do Juventus na competição foi marcante, em especial, para dois atletas: Guilherme Liberato e Guilherme Dantas, o Portuga.

Promovidos das categorias de base, os jogadores fizeram no domingo (05) a primeira partida oficial como atletas profissionais do Juventus.

“A sensação é bem diferente. Os jogadores que vêm das categorias de base sempre buscam dar um passo afrente e jogar pelo elenco profissional. A torcida é sensacional. Apesar do resultado não ser o que o time esperava, o jogo foi importante para mim”, falou Portuga.

Em 2018, o atacante marcou seis gols pelo Juventus no Campeonato Paulista Sub-20 antes de ser promovido. Agora, ele procura dar mais um passo adiante.

“Nas circunstâncias do jogo contra o Atibaia, eu e o Liberato entramos para fazer o melhor com a oportunidade dada pelo professor Alex. Cobramos uns aos outros para fazer um ótimo trabalho e que as vitórias venham. A ideia é buscar a titularidade, vou trabalhar para isso, nada de se acomodar”, finalizou.

Já o meia Liberato, anteriormente emprestado ao Palmeiras, retornou para disputar a Copa Paulista pelo Juventus. O atleta jogou apenas uma partida pela equipe alviverde em 2018, na categoria Sub-17.

“Foi um momento incrível na minha carreira, considerando que há alguns meses atrás eu estava passando por problemas pessoais. Acabei indo para o Palmeiras e, por algumas complicações lá, eu cheguei a cogitar desistir de jogar futebol”.

“Fiquei abatido, sem saber o que fazer. Minha família me deu todo o apoio, mantive a tranquilidade e fiz o meu trabalho pensando que as oportunidades poderiam aparecer para mudar o rumo da minha carreira”, contou Liberato.

Na preparação do Juventus para a Copa Paulista, o técnico Alex Alves, junto ao Gerente de Futebol, Vitor Faustino, integraram o jovem meia ao elenco profissional.

“Uma grande reviravolta me trouxe de volta ao Juventus, mas nunca pensei que seria para jogar pelo time profissional. O professor Alex pediu para que eu treinasse com o elenco para me observar. Ele gostou e mostrou confiança no meu trabalho, falou que a oportunidade iria chegar. Sempre que entro em campo busco dar o meu melhor”, explicou Liberato.

Ainda sobre Copa Paulista, o Juventus tem apenas o zagueiro Vinícius Gomes como desfalque, devido ao cartão vermelho, para a próxima partida. O substituto mais provável para a vaga deve ser Bahia.

O Moleque Travesso volta a campo neste sábado (11), às 15 horas. O time enfrenta o Audax no Estádio José Liberatti, em Osasco, pela 3ª rodada da Copa Paulista.

Provável escalação: André Dias; Vanlilo, Robson, Bahia e Douglas; Diego Paulista, Nata, Dener e Cesinha; Adilson e Elton Martins.