Sob comando de Alex Alves, Juventus quebra tabu e elimina rivais da Copa Paulista

Futebol Futebol Profissional 

O ano de 2018 começou difícil para a equipe profissional do Clube Atlético Juventus. Jogando a Série A2 do Campeonato Paulista, o Moleque Travesso venceu apenas um jogo das quatro primeiras rodadas da competição.

Foi então, que precisando encontrar um novo caminho para subir na tabela de classificação, a diretoria do Juventus trocou o comando do time e trouxe Alex Alves.

Velho conhecido do torcedor juventino, ele começou sua carreira de atleta nas categorias de base e também pendurou as chuteiras no clube. Alex tinha a missão de fazer a equipe pontuar e se livrar da zona de rebaixamento. Na época, o time estava na décima quarta colocação.

O treinador foi apresentado no dia 30 de janeiro e teve onze partidas para trabalhar a equipe que conquistou a permanência na Série A2.

Já no segundo semestre, o técnico ganhou um novo desafio: montar um time para a Copa Paulista. Com a base do Paulista mantida, o Juventus buscou no mercado oito reforços (Diego Paulista, Luca, Léo Jesus, Raphael, Elton, Adilson, Thiaguinho e Paulo Henrique) e subiu alguns garotos do Sub-20 e até do Sub-17.

A equipe não começou bem no torneio. A primeira vitória veio apenas no quarto jogo, quando venceu o Taboão com dois gols de Portuga. O garoto que estreava na Javari, como jogador profissional, balançou as redes no último lance do duelo.

A partir dessa vitória sofrida, o Juventus começou a crescer na competição.

O próximo adversário seria o Nacional, no Nicolau Alayon. Eram seis jogos sem vencer o Juvenal (3 derrotas e 3 empates). A última vitória no clássico havia sido no dia 17/9/2008. Os comandados do técnico Alex Alves fizeram uma partida impecável e venceram por 1 a 0. O ataque voltou a funcionar. Portuga e Cesinha se tornaram os artilheiros da equipe no ano, com 4 gols até aqui.

Na sequência de três jogos, Cesinha marcou um gol por partida. Esse feito não acontecia na equipe da Mooca desde fevereiro de 2014, quando Renato Sorriso marcou na Série A3, em três duelos.

Embalado, o Moleque Travesso somou três vitórias consecutivas: Audax, Portuguesa e Taboão. Essa última com goleada por 6 a 1 e mais um tabu quebrado. A última vitória do Juventus por 6 ou mais gols havia sido em 30 de abril de 2005, quando fez 8 a 1 na Matonense, na A2.

Na última quarta-feira (19 de setembro) a equipe de Alex Alves voltou a fazer história. O triunfo diante do Nacional, em casa, por 1 a 0, deu a classificação para a próxima fase da Copa Paulista. São quatro vitórias seguidas, sequência que não acontecia desde 2009. Na ocasião, também por uma Copa Paulista, o Juventus superou Flamengo de Guarulhos, Grêmio Osasco, São José e Palmeiras B.

Quebras de várias marcas garantiram o Juventus na segunda fase da Copa Paulista, coisa que não acontecia desde 2013. O Moleque Travesso eliminou seus principais adversários da competição, Nacional e Portuguesa, e agora briga pela liderança do Grupo.

“É difícil fazer uma análise do meu trabalho. Eu vivi no Juventus, joguei aqui durante 14 anos. Sou um dos jogadores com mais tempo de casa. Hoje tenho a honra de trabalhar em um clube que me projetou, que encerrou minha carreira como jogador e que está me dando a oportunidade de entrar para o cenário do futebol brasileiro como treinador. Imagina se o Juventus é importante pra mim?!”, contou Alex Alves.

“O grande sucesso do nosso time é que todo mundo quer trabalhar. Todo mundo focado. Eu falo que durante a semana eu sou calmo, tranquilo, mas no dia de jogo eu entro em campo com eles. Esse é o meu diferencial e eles gostam. Eu fico na beira do campo em todos os momentos. Esse é o ponto forte do nosso vestiário. Por ter sido jogador de futebol, eu sei lidar com o dia a dia e fazer com que o grupo fique feliz, mesmo aqueles que não estão jogando. Esse atleta é tão importante quanto o artilheiro do time. Entendo o lado deles e eles sabem que de tanto insistir a gente chega onde a gente quer”, finalizou Alex Alves.