RELATÓRIO FINAL DA GESTÃO DO PRESIDENTE DA DIRETORIA EXECUTIVA “DOMINGOS SANCHES” DO PERÍODO DE 31/05/2016 ATÉ 30/05/2019.
Prezados Conselheiros (as), Sócios (as), Patrocinadores (as), Investidores (as) e Torcedores (as), apresento-lhes os resultados finais da gestão para demonstrar de forma transparente o sucesso do trabalho realizado por mim e por todos que ajudaram a enfrentar os obstáculos financeiros, e, sobretudo, as ingerências políticas da oposição e das pessoas interessadas somente em servir-se do C.A. Juventus.
Peço-lhes que analisem e guardem estes documentos, que demonstram a realidade do Clube neste momento de transição, e servirão para ser comparados com os resultados das anteriores e das futuras gestões. As inverdades simuladas e divulgadas intencionalmente, para obter vantagens políticas, jamais apagarão as verdades contidas neste relatório e nos documentos anexos.
- Deixo o mandato de Presidente da Diretoria Executiva com a tranquilidade do dever cumprido, sobretudo por ter alcançado com sucesso as principais metas da gestão. As contas dos exercícios fiscais foram aprovadas pela Auditoria e apresentaram Superávit. Os resultados são motivos de orgulho da minha gestão.
- Consolidei o parcelamento dos débitos tributários acumulados nas gestões anteriores; Obtive as certidões negativas de todos os tributos.
- Amortizei o valor de R$ 5.699.617,37 da dívida tributária que era de R$ 8.231.761,67 no início da gestão em 31/05/2016. Deixo o saldo devedor de R$ 4.409.117,37 em 29/05/2019 (doc. 01)
O Juventus foi beneficiado pelas reduções de multa e juros abatidos na consolidação dos parcelamentos acumulados pelas gestões anteriores. A nova Diretoria deverá continuar amortizando o saldo atual de R$ 4.409.117,37 até quitação final. Caso contrário o Juventus perderá o direito de manter o parcelamento e a dívida será recalculada com juros e multas desde as datas de origem, podendo atingir SMJ em torno de R$ 40.000.000,00, além de perder as Certidão Negativas, a credibilidade e a idoneidade fiscal e financeira do Clube. |
- Amortizei R$ 1.627.764,10 dos empréstimos bancários acumulados no valor de R$ 2.767.488,00 em 30/07/2018, e deixo o saldo de R$ 1.139.723,90 em 28/05/2019 (doc.2).
- Mantive as contas correntes e contas garantidas por meio de boletos e cartões de cobranças de manutenção, taxas e locações no valor máximo de R$ 1.010.000,00. Até 20/05/2019, foi utilizado o valor de R$ 790.353,93, ficando disponível R$ 219.646,07 e o saldo em conta corrente de R$ 4.643,19 em 28/05/2019 (doc. 2).
- Valor em Caixa em 28/05/2019…………………………R$ 53.932,84 (doc. 3/6).
- Esclareço que foram emitidos 3.394 boletos de cobrança de manutenção, com até 03 meses em aberto no mês de maio, no valor total de ………………………………………………………………..R$ 1.278.636,04 (doc.7).
- Obtive o certificado de Regularidade Cadastral de Entidades – CRCE, expedido pela Secretaria, e o cadastro Estadual de Entidades – CEE, do sistema integrado de convênios do Estado de São Paulo (doc. 8).
- Obtive a aprovação dos projetos de Incentivo Fiscal ao “Esporte Olímpico – Natação”, no valor de R$ 423.174,37, e “Futebol de Base do Juventus”, no valor de R$ 710.998,30, conforme certificados nº 177 e 176/2018 expedidos em 06/04/2018 (Por falta de captação, os valores não foram transferidos ao Clube, entretanto, os Projetos poderão ser reaprovados ainda neste exercício (doc. 9/10).
- Ressalto que, 16 de abril de 2019, foi expedido o certificado de Incentivo ao Futebol de Base do Juventus, no valor de R$ 313.666,98, cuja captação esta praticamente concretizada (doc. 11).
- Deixo nesta transição a receber conforme contratos os saldos dos valores do Patrocínio da Associação de Beneficência São Cristóvão, no valor de R$ 360.000,00, para o Departamento de Futebol Profissional; R$ 20.000,00 para o departamento de Futsal e R$ 20.000,00 para o Futebol de Base, no total de……………………………………………………………………..R$ R$ 400.000,00.
- Deixo um projeto com Incentivo Fiscal aprovado para o Futebol de Base no valor de ………………………………………………………………..R$ 313.666,98.
- Deixo nesta transição a receber conforme contratos de negociações com atletas os valores líquidos e certo de………………………….. R$ 1.065.310,43
- R$ 415.310,43 – Atleta: Eduardo Gonzaga Mendes Santos, transferido ao Fluminense do R. Janeiro – Valor da Execução judicial, movida pelo Dr. Marqueti em trâmite na 7ª Vara Cível do Rio de Janeiro;
- R$ 500.000,00 – Atleta: Thiago Beserra dos Santos, transferido ao Corinthians. Valor a receber em parcela única a vencer em 30/05/2019, cf. contrato em face da negociação de 25% dos direitos econômicos com a intermediação do Nacional;
- R$ 150.000,00 – Atleta: Guilherme Liberato Tomas de Aquino. A receber em 3 (em três parcelas) de R$ 50.000,00, 2 vencidas em 10/04 e 10/05 e a última a vencer em 10/06/2019, do Cruzeiro de Belo Horizonte, cf. contrato em face da negociação de 70% dos direitos econômicos.
- Deixo também em cobrança no Depto. Jurídico, os valores dos Direitos de Solidariedade na Formação de vários atletas destacando-se:
- “Paulinho” José Paulo Bezerra Maciel Junior, negociado pelo Barcelona da Espanha ao Clube Chinês – Guangzhou Evergrande FC;
- Rogério Alves dos Santos, negociado ao Futbolniy;
- Pedro Rocha que voltou para o Brasil e está no Cruzeiro de B.Horizonte;
- Lucas Martello Felippe, negociado com o Hellas Verona Football Club da Itália
- Bruno Marcelo Gavin (Moicano), que foi negociado com o União da Madeira de Portugal e encontra-se atualmente no Santos.
- Deixo reservado ao Juventus parte dos valores de direitos econômicos e Federativos em face dos contratos dos atletas:
- 30% do valor econômico do atleta profissional “Edilson Borba de Aquino – Ourinho”, negociado ao Santos que tem opção de compra de 70% conforme contrato de 17/5/16;
- 15% do valor econômico do atleta profissional “Luccas do Brasil Cesar Santos”, cedido definitivamente ao Londrina Esporte Clube conforme contrato de 20/04/2018;
- 30% do valor econômico do atleta profissional “Gustavo Alcino”, conforme contrato de cessão do Avaí Futebol Clube, datado de 6 de março de 2017;
- 40% do valor econômico do atleta profissional “Luiz Giovanny da Silva Moraes”, transferido definitivamente ao Corinthians conforme contrato de 07/06/2017, que encontra-se atualmente no Juventus;
- 20% do valor econômico do atleta profissional “Bruno Moicano”, conforme contrato de cessão definitiva datado de 25/01/2018, com o Clube Futebol União da Madeira de Portugal;
- 40% do valor econômico do atleta profissional “Guilherme Barreto de Avila”, cedido definitivamente ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, conforme contrato de 21/06/17;
- 40% do valor econômico do atleta profissional “Guilherme M. Dantas – Portuga”, cedido definitivamente ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, conforme contrato de 28/11/18;
- 20% do valor econômico do atleta profissional “Gustavo França Amadio”, conforme contrato com o Internacional do R.G.Sul, de 22/04/19;
- 30% do valor econômico do atleta da base “Nicholas de Souza Cruz Oliveira”, cedido temporariamente ao Botafogo do Rio de Janeiro até 30/11/2019, conforme contrato de 13/09/2018;
- 30% do valor econômico do atleta da base “Vinicius Xavier da Purificação Moutinho – FOGUINHO”, conforme contrato com o Botafogo do Rio de Janeiro de 10/09/2018;
- 20% do valor econômico do atleta da base “Igor da Silva Dutra”, conforme contrato de cessão datado de 14/02/2019, do Clube do Avaí Futebol Clube;
- 30% do valor econômico do atleta da base “Thomaz Henrique Blanco Cavallieri”, conforme contrato datado de 19/02/2019, do Esporte Clube Bahia;
- 30% do valor econômico do atleta da base “Victor Hugo Rodrigues Bento”, conforme contrato datado de 04/02/2019, do Joinville Esporte Clube;
- 30% do valor econômico do atleta da base “Marco Antonio Marsulo Junior”, conforme contrato datado de 17/04/2019, o Figueirense Futebol Clube;
- 30% do valor econômico do atleta da base “Gabriel Barbosa Oliveira”, conforme contrato datado de 14/03/2019, do Avaí Futebol Clube.
REALIZAÇÕES E INVESTIMENTOS IMPORTANTES DA ATUAL GESTÃO EM TORNO DE R$ 1.000.000,00 (HUM MILHÃO DE REAIS), DESTANCANDO-SE:
- Parque Aquático – Recuperação dos trampolins das piscinas, com recolocação da bandeira tradicional do Clube; Instalação do relógio digital e música ambiente, inclusive com a reforma e a revitalização da lanchonete do quiosque – No valor de R$ 15.000,00; Troca da areia dos filtros grandes das piscinas e outras adaptações para melhorar a qualidade da água – No valor de R$ 20.000,00; Reforma dos motores de alimentação dos toboáguas da piscina social externa. Total gasto…………………………………………………………………………R$ 35.000,00.
- Piscinas Térmicas – Colocação da porta automática na entrada custou R$ 10.014,00 e substituição de toda a tubulação da casa de máquinas, reparos na impermeabilização e rejunte geral dos azulejos – No valor de R$ 20.000,00; Instalação de dosadores automáticos de cloro, visando a melhoria da qualidade da água e economia, R$ 2.000,00. Total gasto…………………………………………………………………………R$ 32.014,00.
- Vestiários masculino e feminino – Eliminação dos dutos verticais e reformas, revitalização e pintura no valor de…………………. R$ 13.000,00.
- Gramado Sintético do campo de Futebol Associados …….. R$ 227.000,00.
- Rede Telefônica – Implantação de equipamentos modernos de comunicação que dispensou as telefonistas – No valor de…………………………………………………………………………….. R$ 7.000,00.
- Energia elétrica – Implantação do projeto de compra energia no mercado livre, para diminuir a despesa de consumo do custo………. R$ 108.147,22.
- Diretoria, e sala de jogos de cartas – Compra de cadeiras e poltronas para no valor de………………………………………………………………..R$ 28.820,00.
- Bilhar – Troca dos feltros das mesas no valor de………………R$ 10.200,00.
- Poço Artesiano – Reforma e instalação no valor de………….R$ 120.000,00.
- Boate Piramyd’s – Reforma, inclusive eliminação de vazamentos e infiltrações no valor de………………………………………………. R$ 7.220,00.
- Estádio da Rua Javari – Reforma dos vestiários, banheiros e alojamentos, incluindo a compra e instalação de armários e guarda-roupas – No valor de R$ 55.000,00; Revitalização do gramado – No valor de R$ 16.520,00; Reconstrução do telhado da tribuna de visitantes (Rua dos Trilhos) avariada por vendaval e reforma do ginásio esportivo, sem custo para o Clube (em andamento); Troca de vários assentos mais remarcação das arquibancadas para a aprovação do aumento de sua capacidade de 4004 para 5274 pagantes; Reforço do alambrado superior em volta do campo, por solicitação do batalhão de choque da PM. Valor gasto…………………………………………………………………………R$ 71.520,00.
- Pista de Cooper – Revitalização com asfalto no valor de …..R$ 54.000,00.
- Galerias de esgoto e águas fluviais – Recuperação no estacionamento próximo às oficinas – No valor de…………………………………. R$ 8.000,00.
- Quadra do Futsal – Retirada do piso de madeira e reforma e impermeabilização do piso de cimento, e do telhado…….. R$ 20.000,00.
- Capela – Recuperação e reforma da drenagem ao seu redor…R$ 4.000,00.
- Salão Nobre – Troca da tubulação de escoamento de água, que entupiu dentro do campo de Futebol de Associados – No valor de …..R$ 4.000,00.
- Alvarás de funcionamento – Renovação anual, tanto da Sede Social como do Estádio da Rua Javari (AVCB; vigilância sanitária; segurança (PM); segurança elétrica e engenharia civil custo anual……………………………………………………………………..R$ 25.000,00.
- Elevador – Modernização do elevador – Valor de ……………R$ 85.021,00.
- Quadra de Vôlei – Reforma do piso e telhado…………………R$ 20.000,00.
- Câmeras de segurança internas – Remanejamento de várias, visando cobrir pontos anteriormente descobertos e também um controle permanente da atividade dos caixas do estacionamento geral do Clube.
- Salão Grená – Eliminação de vazamentos nas lajes do telhado.
- Auditório – Adaptação para sala de imprensa.
- Instalação de medidores de energia elétrica “própria” na Quadra de Tênis, campo de Futebol Associados e Bar do Campo.
- Auditório – Adaptação para sala de imprensa.
- Quadra externa de Basquete – Instalação de tabelas novas e de bancos de reservas, repintura interna e reforma do telhado.
- Obras de acessibilidade – Em cumprimento as exigências fiscais de acordo com a lei (em andamento).
- Churrasqueiras – Troca das grelhas e manutenção da alvenaria e troca do motor de exaustão da churrasqueira quadrada.
- Churrascaria Juventus Grill – Negociação para instalação de elevador de acessibilidade, sem custo para o Clube.
- Tênis – Reforma do escoamento lateral da administração.
- Muro do Clube – Recuperação de danos em uma casa na Rua Domingos da Fonseca, danificada por queda de árvore.
- Obtenção de nova certidão de diretrizes junto ao C.E.T., para darmos o devido andamento no cumprimento do “trad”, necessário para a regularização de 29.000 m² de área construída do Clube.
- Providências em andamento junto à Prefeitura, visando a regularização das metragens das ruas públicas existentes dentro do Clube, para que possamos requerer a renovação da concessão de uso dessas ruas por mais 40 anos, a partir de outubro de 2020.
- Jardins – Recuperação e plantio de 80 árvores frutíferas e ornamentais, ypes e outras. Também foram cortadas e podadas diversas árvores, mediante prévia autorização formal da P.M.S.P.
As reformas e benfeitorias descriminadas sem valor, não foram feitas por contratos com terceiros, os materiais utilizados, foram comprados pelo Clube, de acordo com as necessidades, e a mão de obra foi de funcionários, conselheiros e sócios, que colaboraram espontaneamente. |
Nesta gestão a equipe de Futebol Profissional, participou do Campeonato da Série A-2 de 2019, e foi classificada em 4º lugar. A equipe de Futebol Sub-20, participou da Copa São Paulo de Futebol Junior em 2017, e foi classificada em 3º lugar. Enfim foi resgatado o orgulho e o respeito do Juventus, como força tradicional do Futebol, fato que não ocorria há muitos anos. |
O Juventus é reconhecido pelas autoridades como o Clube mais correto, em atendimento à legislação pertinente ao estatuto do torcedor e também quanto à parte social, tanto que em 2017 recebeu o prêmio “ouro” e em 2018, o prêmio “prata” da Federação Paulista de Futebol, em decorrência do Programa de Excelência. |
DOS PROJETOS PENDENTES DA MINHA GESTÃO:
- Consolidar a independência financeira do Futebol Profissional, e das equipes de Base, com receitas obtidas de patrocínios, parcerias, e, sobretudo, negociação de atletas formados no Clube, para atingir o objetivo de fazer parte da elite do Futebol Nacional;
- Terceirizar a administração do estacionamento, da segurança e da limpeza do Clube;
- Construir em parceria, um shopping com arena multiuso, em suspenso no Estádio da Javari.
- Revitalização da Iluminação do Clube com lâmpadas de Led.
Aproveito para enfatizar que, apesar das dificuldades e divulgações negativas de pessoas equivocadas, os resultados financeiros da gestão, são positivos conforme Balanços Patrimoniais, motivo pelo qual parabenizo os diretores, conselheiros e funcionários, pela dedicação e trabalho realizado, e agradeço a todos os patrocinadores e empresários, pelo apoio e confiança nesta gestão, que eu tenho orgulho de presidir e honrar com minha dedicação e trabalho, até o último dia desta gestão.
Atenciosamente
DOMINGOS SANCHES
PRESIDENTE CLUBE ATLÉTICO JUVENTUS