Zagueira do Juventus supera cinco lesões e volta para o Brasileiro A2

Futebol Feminino 

beatriz cardoso2

Para quem vive dentro dos gramados as lesões são inevitáveis e não foi diferente para Beatriz Cardoso da Silva, a Cardoso, como é chamada pelas companheiras do time, atleta do futebol feminino do Juventus. A zagueira de 20 anos já passou por todo o processo de recuperação por cinco vezes e agora segue na luta para voltar a jogar.

A atleta sentiu bem novinha o peso da primeira lesão: “Aos 12 anos, no auge da base, tive que fazer a primeira cirurgia. Passei um ano me recuperando e fiquei o ano inteiro de 2013 sem jogar, só fazendo fisioterapia, e em 2014 foi outra lesão”, disse.

Após 2014, a atleta ainda teve mais quatro contusões, que a afastou ano sim ano não dos gramados, não conseguindo ter uma sequência de jogos. Em 2016, ficou sem jogar por não ter conseguido verba para a cirurgia no local em que atuava e, após a antepenúltima cirurgia, chegou ao Juventus.

“Cheguei aqui faz um ano e meio, e nesse tempo eu fiz novamente a meniscectomia e outra LGA, ainda estou voltando, tanto que nem estou fazendo o treino de cabeceio para evitar alguns movimentos”, afirmou Cardoso.

Questionada sobre o psicológico abalado depois de tantas lesões, Cardoso se mantém otimista e até diz que está sendo mais fácil do que foram as anteriores: “Eu penso assim, se você se machuca uma vez, tem a capacidade de voltar. É bem mais fácil do que você desistir. Se eu comecei, vou continuar até o fim, é o que eu quero fazer”.

O apoio da família é extremamente importante e Cardoso mencionou que não queriam que ela operasse tão constantemente, mas a força de voltar a jogar era maior: “Minha mãe dizia: ‘poxa, Bia, mais uma cirurgia?’ minha tia dizia para eu parar de jogar bola, mas falei que não ia e sempre tive a personalidade de decidir minha caminhada no futebol”.

A atleta olhava o treino das meninas, que se preparavam para participar da Copa São Paulo de Futebol Feminino e se diz muito ansiosa para o retorno, já que não participará desses três últimos jogos, só voltando no Paulista e Brasileirão A2, em 2020.

As meninas estão na disputa pelo título da Copa São Paulo de Futebol Feminino. Na primeira partida, realizada último sábado (12/10), o Juventus foi superado pelo time do São Paulo.

A equipe grená volta a campo no próximo sábado (19/10) para a segunda partida contra o mesmo adversário. A final do campeonato está prevista para ser disputada no dia 26 de outubro, em Vinhedo-SP.

beatriz cardoso3 beatriz cardoso4

Fotos: Ale Vianna/C.A. Juventus