Comunicado Oficial- Transparência Presidência da Diretoria Executiva

19 de abril de 2020

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Mesmo com o fechamento do Clube devido à pandemia do novo Coronavírus (2019-nCoV), a Diretoria Executiva manteve seus trabalhos. Nestes últimos dias, o Presidente Antônio Ruiz colocou em discussão com sua Diretoria Financeira as readequações necessárias ao Orçamento do ano de 2020.

Nesses quase 30 dias de crise, concluiu que neste período as receitas ficaram limitadas apenas ao que é recebido das Contribuições Associativas. Comparado com as despesas que continuam sendo incorridas, mesmo com o não funcionamento do Clube, resultarão um deficit próximo de R$ 1.000.000,00, previsão essa que poderá ser alterada dependendo da taxa de inadimplência alavancada pela crise financeira.

Neste novo cenário, ocorrerá sim uma leve diminuição de despesas, porém a queda de receita será muito mais acentuada. Não teremos as significativas taxas departamentais, locações dos salões, aluguéis dos bares/restaurante/academia, estacionamento, receitas do futebol, alias, todas essas receitas limitadas a zero.

Em termos de receitas, contaremos apenas com as contribuições associativas que são destinadas, quase na totalidade, aos gastos com folha de pagamento que por sua vez é a nossa maior despesa.

Também, neste cenário de déficit mensal, impossibilitados de se prever a duração dos reflexos da pandemia, não se descarta, juntamente com o Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal, propor uma taxa de complementação orçamentária junto aos Sócios Remidos conforme determina o nosso Estatuto.

Especialistas preveem que grave crise econômica se aproxima e a Diretoria do C.A. Juventus não ignora que muitos associados poderão ser atingidos. Solidária, persiste na busca por maneiras de amenizar as responsabilidades financeiras destes associados. A evolução do cenário será avaliada regularmente e novas deliberações surgirão. 

Em tempo!

Desde o dia 17 de março último, a Diretoria Executiva acompanha com atenção os desdobramentos causados pela pandemia da Covid-19. Decisões foram tomadas seguindo determinações dos órgãos governamentais em conjunto com o Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Diretores e Funcionários.

Imediatamente cancelaram-se os eventos/shows programados para os salões de festas que resultariam em aglomerações, em seguida a paralisação das atividades sociais e lazer vetando entrada de associados, terceirizados e colaboradores por tempo indeterminado.

Na sequência, a Diretoria iniciou um planejamento destinado a criar uma estrutura que mantivesse o Clube com o mínimo de funcionários. Serviços essenciais de manutenção, limpeza e fiscalização, mesmo em menor escala, continuam necessários. Algumas obras/serviços contratados, sejam por razões técnicas ou contratuais, não foram interrompidas, pois acarretaria um ônus financeiro.

Seguindo o aditamento à convenção coletiva de Trabalho, celebrado entre Sindicatos, Patronal e dos Empregados, adotou-se para o período de 17 a 30/mar a compensação de horas, e para o período de 01 a 30/abril, concessão de férias coletivas remuneradas. Outras medidas deverão ser adotadas.

Muito importante, a Diretoria, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Funcionários vivenciam experiência jamais imaginada, como os Associados, em fase de aprendizado e adaptação, quando problemas e soluções surgem diariamente.

Independentemente dos obstáculos, o Clube Atlético Juventus seguirá em frente, entre os objetivos principais: zelar pelo nosso Patrimônio para que no retorno à normalidade esteja pronto para receber a Família Juventina.

Antônio Ruiz Gonsalez, Presidente da Diretoria Executiva

De acôrdo,

Ivan Antipov, Presidente do Conselho Deliberativo

Daniel Tury, Presidente do Conselho Fiscal

Arquivado em: Comunicados, Conselho Deliberativo

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