IEP Dona Cica realiza treinamento com equipe de Enfermagem do São Cristóvão Saúde

Clube Diversos 

O Instituto de Ensino e Pesquisa “Maria Patrocínia Pereira Ventura” – IEP Dona Cica concluiu o treinamento e a nomeação oficial dos Guardiões da Higienização das Mãos. O projeto, em parceria com o SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar), tem como principal objetivo capacitar os profissionais da equipe de Enfermagem do São Cristóvão Saúde, a fim de auditar o time multidisciplinar da Instituição nos cinco momentos da higienização das mãos.

De acordo com a enfermeira especialista do SCIH, Sabrina Cerralvo, a ação fomenta a cultura de segurança do paciente no São Cristóvão Saúde, visando fortalecer a prática dessa importante e eficaz medida de prevenção contra infecções.

Na ocasião, 38 profissionais da saúde realizaram o treinamento, incluindo enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, com o intuito de zelar pelas boas práticas na prevenção de infecções relacionadas a assistência à saúde. Os colaboradores nomeados como Guardiões receberam bottom de identificação e certificado pela conclusão do curso.

“A educação é o caminho para o desenvolvimento dos profissionais que fazem parte do São Cristóvão Saúde, além de reduzir eventos assistenciais e infecções. Parcerias como essa, que consolidamos junto ao SCIH, trazem força para nossa Instituição e maior engajamento entre a equipe envolvida”, finaliza a Coordenadora do IEP, Adriana Bacchin Pelissari.

Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde

Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde é constituído pelas seguintes Unidades de Negócio: Hospital e Maternidade Geral, Plano de Saúde, oito Unidades Ambulatoriais, Filantropia, Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) e Hotel Recanto São Cristóvão, localizado em Campos do Jordão. Referência em saúde, na Zona Leste de São Paulo, a Instituição completou 109 anos em dezembro de 2020. Através da gestão administrativa dirigida pelo CEO/Presidente, Engº Valdir Pereira Ventura, tem sido promovida uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investido em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o Hospital e a Maternidade aumentaram a capacidade de internação passando de 171 para 275 leitos, além das oito Unidades dos Centros Ambulatoriais, Centro Laboratorial Américo Ventura (CLAV) e do Centro de Atenção Integral à Saúde que realizam diariamente milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 160 mil vidas do Plano de Saúde.

O atual Presidente/ CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Pereira Ventura, é também o Vice-Presidente da ACSP – Associação Comercial de São Paulo e o 1º Diretor Financeiro da FEHOSP- Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo.