Fundado em 1924 pelos funcionários do Cotonifício Rodolfo Crespi, o Juventus foi um dos clubes pioneiros no futebol brasileiro. Em sua longa história no futebol paulista, repleta de altos e baixos, conquistou muitos fãs, especialmente entre os moradores do tradicional bairro paulistano da Mooca.

Foi na época em que a Mooca reunia fábricas e imigrantes (italianos, em sua maioria) que os empregados da fábrica de tecidos da família Crespi, que funcionou de 1897 a 1963, criaram o Cotonifício Rodolfo Crespi Futebol Club. Um ano depois, o clube ganhava o terreno na Rua Javari onde até hoje está localizado o seu estádio, preservado em sua forma original – um dos motivos pelos quais foi indicado como ponto turístico para os eventos de futebol da Copa do mundo de 2014.

Os antigos atletas, associados e moradores do bairro são detentores de uma memória histórica baseada em fatos, imagens e objetos, cuja restauração e preservação serão objeto deste projeto. É para que esta memória não se perca, para que seja resgatada e valorizada, que propomos dar o primeiro passo nesse sentido, com a implantação do Centro de Centro de Documentação e Memória do Clube Atlético Juventus.