Para a equipe Petiz de natação – 11 e 12 anos de idade – ainda não existe um Campeonato Brasileiro. Por isso, a CBDA – Confederação Brasileira – opta por organizar Campeonatos Regionais.
Para as equipes de natação de São Paulo é realizado o Campeonato do Sudeste, no qual também participam equipes de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Esta competição é um degrau significativo para atletas que até o ano passado participavam apenas de torneios no Estado, como Mirins.
No último mês de outubro, o Campeonato do Sudeste de Verão para Petizes foi realizado no Conjunto Julio Delamare, na cidade do Rio de Janeiro. Mais de 300 atletas representavam 45 clubes de todo o sudeste brasileiro.
O Clube Atlético Juventus participou do torneio com 10 atletas: Bruno Costa, Vinicius Nascimento, Nathália Bierkoff, Mateus Salino, Marcos Paes, Lucas Tito, Gabriel Lotz, Lucas Moura, Luis Felipe Cruz e Luiz Fernando Ubriaco.
A equipe juventina, comandada pelo técnico Eduardo Oliveira Pio, alcançou bons resultados nadando em piscina olímpica. O destaque grená foi o atleta Mateus Serikawa Salino. Mateus conquistou a medalha de bronze em duas provas, os 50 e 100 metros livres.
Com este resultado, o atleta conseguiu o índice para participar do Campeonato Brasileiro Infantil.
Para o diretor de natação do Juventus, Sergio Lara, Mateus poderá competir com atletas mais velhos, ganhar experiência e mostrar todo seu talento.
O diretor ressalta que além do forte apoio recebido dos pais que lá estiveram presentes, todos os atletas juventinos representaram muito bem o Clube. “Além de baixarem seus tempos na competição, deram um exemplo de responsabilidade e bom comportamento”, afirma.
Sergio ainda conta que o treinador juventino desta vez inovou, criando um detalhado “Manual de Viagem” para os nadadores grenás. “Neste manual constava toda a programação do torneio, endereço do local e do hotel, telefones importantes, normas de conduta, horários de reuniões entre outros dados importantes”, finaliza.
Mateus Salino conquistou medalha de bronze nos 50 e 100 metros livres