No dia 31 de outubro, foi realizado um torneio preparatório para os Campeonatos Brasileiro e Paulista, na cidade de Santos.
Havia previsão da presença da equipe olímpica brasileira com nadadores como Henrique Barbosa, Guilherme Guido, Fabíola Molina, Flávia Delaroli, entre outros. De fato eles lá estavam nadando com os atletas juventinos e provocando fortes emoções.
Segundo o diretor de natação do Juventus, Sergio Lara, “a cereja do bolo ainda estava por vir”. Eis que pouco antes da prova dos 400m livre, surge uma figura gigante a caminho do balizamento.
Era Cesar Cielo, campeão olímpico dos 50m livre, campeão mundial dos 50m e 100m livre e ainda atual recordista mundial da prova dos 100m livre.
Para Sergio, nadar na mesma competição do atual recordista mundial, em plena forma, é algo digno de registro para a história da equipe de natação do Juventus.
“Sabemos que nossa equipe participa das principais competições do circuito da natação brasileira, mas quando você se depara com uma situação tão clara como esta é que percebe o nível que atingimos”, diz Sergio.
De acordo com o diretor, os resultados desta competição foram bons, mas de pouca importância diante do privilégio que os atletas juventinos, Bianca Cunha, Raul Maeda, Igor Pequeno, Victor Lara e Gustavo Valentim, tiveram ao poder ficar lado a lado com Cielo.
O técnico grená Regis Mencia ainda ressalta: “perceber que estas ‘máquinas’ de nadar são de carne e osso, perceber de perto sua técnica de nado, seus processos de concentração e treino são aprendizados valiosos”.
Para Sergio Lara é importante registrar também a simpatia e consciência que teve Cesar Cielo. “Após nadar suas provas, atendeu ao público com paciência, posando para fotos e autografando papéis e camisetas, comenta o diretor.