“Chega de abuso”: Base do Juventus assiste palestra

Categoria de base Clube Futebol Sub 17 

palestra_juventus_sub17 (2)

Após o treino desta quinta-feira (24 de maio) a equipe de futebol Sub-17 do Clube Atlético Juventus assistiu a palestra #chegadeabuso que faz parte da campanha idealizada pelo Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (SAPESP) que visa combater o assédio sexual no futebol.

O ex-goleiro, Alê Montrimas, embaixador da campanha e autor do livro “FUTEBOL: SONHO OU ILUSÃO” ministrou a palestra para atletas e comissão técnica e abordou assuntos como, abuso psicológico, ilusões, empresários, falsas promessas e assédio sexual.

“O começo da palestra é de muita desconfiança e faço um trabalho de conquista mostrando imagens e contando que também joguei bola. Tenho feedback dos jogadores contando que sofreram abuso. Outros entram em contato dizendo que após a palestra fizeram um curso de inglês, por exemplo. Eles se identificam com as histórias”, contou Alê.

“O Sindicato hoje tem a missão por ser o único órgão que faz algo em relação a esse assunto. Tem muita lei e muita discussão, mas nós estamos fazendo esse trabalho há quase dois anos. O que motiva é o simples fato de ter 700 clubes no Brasil e eu ter falado com 40, apenas. Eu realmente acredito que esses meninos podem se preparar para a vida, que o futebol não dá condições necessárias para caso eles não se tornem profissionais, tenham chances iguais as de quem está estudando desde muito cedo. Eles podem fazer diferente. Eu me sinto realizado de saber que estou pelo menos levantando essa questão entre eles”, concluiu.

O técnico do Sub-17, Marcel Barbosa, avaliou de forma positiva a palestra e contou que ela veio para reforçar o trabalho que é feito no Juventus.

“Essa palestra vem trazer tudo o que a gente trabalha que é o conhecimento fora de campo. Acredito que ela foi uma terceira voz de tudo o que passamos para eles. Se não entender o princípio da cidadania vão ser apenas jogador de futebol, e não vão desenvolver o que o esporte traz, que é a disciplina, educação, e várias outras situações”, finalizou o treinador.

Após a palestra foi distribuído exemplares do livro “Futebol: Sonho ou Ilusão”.

Desde 2013, o Sindicato de Atletas SP mantém um canal exclusivo de denúncias relacionadas a futebol. Basta acessar o site www.denunciasdofutebol.com.br, ou pelo Disque 100, canal para denúncias de crimes de abuso sexual infantil.

 

Confira também:
Atletas juventinas são convocadas para defender a Seleção Brasileira