Grupo São Cristóvão Saúde introduz tratamento a laser em pacientes

27 de abril de 2021

Fisioterapia, Estomaterapia, Enfermagem e Fonoaudiologia foram áreas cujo recurso foi implementado, para melhores resultados

Utilizando técnicas e aparelhos de última geração para garantir melhor atendimento e qualidade de vida aos beneficiários, o Grupo São Cristóvão Saúde faz a introdução do laser em pacientes da Fisioterapia, Estomaterapia, Enfermagem e Fonoaudiologia. O objetivo principal é atuar na cicatrização de feridas, além de alívio da dor e de processos inflamatórios.

De acordo com a Coordenadora Assistencial do São Cristóvão Saúde, Marcela Belchior, a prática é um recurso da fototerapia que vêm sendo utilizada no segmento assistencial por produzir diversos benefícios ao paciente. “A radiação do laser é constituída por ondas eletromagnéticas e sua emissão possui grande concentração de energia, possibilitando alterações físicas e biológicas. Por isso, a laserterapia pode reduzir também a dor de lesões e patologias, como artrose ou edema pós-operatório”, informa.

No Grupo São Cristóvão Saúde, a laserterapia é utilizada desde o mês de março, por meio de equipe especializada, atuando, principalmente, em pacientes com feridas abertas e fissuras mamárias. A aplicação é feita com o aparelho Therapy XT, que desempenha onda vermelha e infravermelha.

Os efeitos terapêuticos dessa técnica são muitos, uma vez que possui ação anti-inflamatória, analgésica, ação fibrinolítica e auxilia na cicatrização de diferentes tecidos. Ele também é indicado para pacientes em diversas situações, como: pessoas com lesões musculares, articulares e nervosas periféricas, artrite, furunculoses, herpes zoster, alopécia, mucosite, flacidez da pele, estrias, rugas de expressão, pós-operatório de cirurgias plásticas, queloides, alívio da dor e estimulação de cicatrizarão de feridas abertas.

A contraindicação é para pacientes que se submeteram a tratamento com esteróides, disfunções tiroidianas, gestantes ou paciente com marcapassos, pele com tatuagens, micropigmentação ou neoplasia na região a ser irradiada. “Para a aplicação do laser, deve-se estar com a pele limpa e sem cremes. Porém, é importante lembrar que a ação dessa técnica depende muito da situação de cada paciente e a mesma pode ser dificultada devido a presença de suor e pelos em excesso”, relata a Coordenadora Assistencial.

De acordo com o CEO/Presidente do Grupo São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Pereira Ventura, “o laser é mais um de nossos muitos investimentos em tecnologia. Estamos em busca de melhores processos e procedimentos que minimizem as dores e tratamentos e tragam maior conforto e segurança a todos os nossos pacientes. Queremos que nossa Instituição seja lembrada, por cada um de nossos beneficiários, como um lugar que promove saúde e bem-estar. Esta é a nossa visão de futuro”.

Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde

Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde é constituído pelas seguintes Unidades de Negócio: Hospital e Maternidade Geral, Plano de Saúde, oito Unidades Ambulatoriais, Filantropia, Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) e Hotel Recanto São Cristóvão, localizado em Campos do Jordão. Referência em saúde, na Zona Leste de São Paulo, a Instituição completou 109 anos em dezembro de 2020. Através da gestão administrativa dirigida pelo CEO/Presidente, Engº Valdir Pereira Ventura, tem sido promovida uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investido em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o Hospital e a Maternidade aumentou a capacidade de internação passando de 171 para 275 leitos, além das oito Unidades dos Centros Ambulatoriais, Centro Laboratorial Américo Ventura (CLAV) e do Centro de Atenção Integral à Saúde que realizam diariamente milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 160 mil vidas do Plano de Saúde.

O atual Presidente/ CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Pereira Ventura, é também o Vice-Presidente da ACSP – Associação Comercial de São Paulo e o 1º Diretor Financeiro da FEHOSP- Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo.

Tags: ,

Arquivado em: Diversos