Dia da Imunização: entenda a importância de manter a vacinação em dia

Administração Clube 

Celebrado dia 9 de junho, este marco é relembrado pelo Grupo São Cristóvão Saúde, ressaltando ser o esquema vacinal um fator primordial para a proteção de nosso organismo

A data 9 de junho é considerada o “Dia da Imunização”. Este marco no calendário merece atenção, pois as vacinas são essenciais para adquirirmos defesa e proteção contra várias doenças infectocontagiosas: algumas, por exemplo, podem nos prevenir de até seis tipos de doenças.

Ao entrarem em contato com vírus ou bactérias, os anticorpos agem para eliminar esse invasor: “as vacinas estimulam nosso sistema imunológico a produzir anticorpos, garantindo a defesa de nosso organismo. Além disso, são seguras e, na maioria das vezes, causam raros e leves efeitos colaterais, como febre baixa e dor no local da aplicação”, informa a infectologista Grupo do São Cristóvão Saúde, Dra. Andreia Maruzo Perejão.

Além disso, engana-se quem acredita que apenas recém-nascidos e crianças devem manter a carteira de vacinação atualizada, uma vez que existem vacinas necessárias também durante a fase adulta, de modo a reforçar a imunização contra determinadas doenças.

A carteirinha de vacinação é um documento importante e deve ser guardada com muito cuidado. Em caso de perda, se não houver a possibilidade de conseguir uma segunda via, o indivíduo deve reiniciar todo o esquema vacinal adequado para a sua idade e condição de saúde.

Lembre-se de estar sempre em dia com o sistema de saúde, considerados também os riscos durante a pandemia e não perca nenhuma dose. ““Graças às vacinas, conseguimos controlar várias doenças infectocontagiosas. A vacinação é um benefício individual e comunitário. Estamos vivendo uma situação ímpar nas nossas vidas e com a vacinação, vamos reverter esse momento”, enfatiza o especialista Dr. Jorge Garcia Paez, também infectologista do Grupo.

“Em caso de sintomas que possam sugerir infecções além da Covid-19, é possível descartar as doenças as quais já se foi vacinado, facilitando o diagnóstico e tratamento”, complementa Dra. Andreia.

Serviço:
Centros de vacinação São Cristóvão Saúde
Local: CAAV II
Telefone: (11) 4305-2052
Mais informações: vacina@saocristovao.com.br

Local: CAAV IV – Mooca Plaza Shopping (Piso L2 – Lojas 2002)
Telefone: (11) 2029-7222 – Ramal 7005
Mais informações: vacina4@saocristovao.com.br

Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde

Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde é constituído pelas seguintes Unidades de Negócio: Hospital e Maternidade Geral, Plano de Saúde, sete Unidades Ambulatoriais, Filantropia, Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) e Hotel Recanto São Cristóvão, localizado em Campos do Jordão. Referência em saúde, na Zona Leste de São Paulo, a Instituição completou 108 anos em dezembro de 2019. Através da gestão administrativa dirigida pelo CEO/Presidente, Engº Valdir Pereira Ventura, tem sido promovida uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investido em equipamentos, certificações e profissionais qualificados.

Atualmente, o Hospital e a Maternidade aumentou a capacidade de internação passando de 171 para 275 leitos, além das sete Unidades dos Centros Ambulatoriais, Centro Laboratorial Américo Ventura (CLAV) e do Centro de Atenção Integral à Saúde que realizam diariamente milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 126 mil vidas do Plano de Saúde.