São Cristóvão Saúde inaugura Centro de Mastologia e Clínica de Vacinação

Administração Clube Diversos 

Visando à expansão de seus serviços assistenciais e o aprimoramento dos serviços prestados aos beneficiários e público em geral, o Grupo São Cristóvão Saúde recentemente inaugurou o Centro de Mastologia e da Clínica de Vacinação, situados nas dependências do Centro Ambulatorial Américo Ventura- Unidade I (CAAV I).

De acordo com o Presidente/ CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Pereira Ventura, a Instituição tem aprimorado os padrões e conceitos concebidos no planejamento estratégico, levando em consideração a dimensão assistencial como centro dos processos de melhoria da qualidade.

Na inauguração, estiveram presentes os Conselheiros, Diretores, Superintendentes, Gestores e Coordenadores do Grupo e houve um esclarecimento das alas inauguradas, por parte do CEO Valdir Ventura; da Mastologista, Ginecologista/ Obstetra, Coordenadora Médica da Maternidade e responsável pela Unidade IV – Saúde da Mulher e pelo Centro de Mastologia, Dra. Alessandra de Freitas Ventura Schuh; da Mastologista do Hospital e Maternidade, Dra. Tarsila Mariá Ventura Prudencio e da médica infectologista, responsável técnica das Clínicas de Vacinação do São Cristóvão Saúde, Dra. Andreia Maruzo Perejão.

O novo Centro de Mastologia leva o nome do médico que muito se dedicou, durante todos os anos de atuação no Grupo São Cristóvão Saúde: Dr. Rubens Murilo de Athayde Prudencio. Mastologista renomado, estudioso e muito dedicado à prática médica, compartilhou com a Instituição e médicos residentes seu conhecimento e experiência na área. No São Cristóvão Saúde, assumiu a Diretoria Clínica e depois a Superintendência do Hospital durante a Gestão do então Diretor-Geral, Américo Ventura, tendo sido também, o Diretor Tesoureiro Geral da Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, falecendo em 14 de dezembro de 2020.

O centro inaugurado é um segundo espaço destinado ao atendimento de Mastologia e exames preventivos da mama, sendo um já existente na “Saúde da Mulher I” do Centro Ambulatorial Américo Ventura – Unidade IV, situado no Mooca Plaza Shopping. “O Centro de Mastologia é dedicado a quem, com muita propriedade, devotou sua vida ao cuidado de pacientes acometidas por alguma patologia mamária. Deixou como herança a prática e os protocolos assistenciais que utilizamos na Mastologia, bem como o legado na formação de novos profissionais na área por meio da residência médica que ele criou a partir de 2004, e que hoje está sob a responsabilidade do IEP- Dona Cica. O Grupo São Cristóvão Saúde reconhece a importância desse grande homem que deixou sua marca na história da Instituição, homenageando com seu nome esse espaço, que tem a missão de tratar, salvar e acolher vidas”, enfatizou Ventura.

Com mais de 90m², conta com área de espera exclusiva, amplos consultórios com ambiente aconchegante – utilizando, inclusive, os recursos da cromoterapia – sala de mamografia com mamógrafo digital de ponta e excelente resolução de imagens, sala com moderno e resolutivo equipamento de ultrassom, além de sala de laudos com workstation de última geração.

“Dr. Rubens sempre foi a essência do serviço, fazendo com que crescesse ano após ano. Trouxe a técnica do linfonodo sentinela, bem como as cirurgias oncoplásticas, além de realizar inúmeros trabalhos científicos. A mastologia e esse serviço eram parte importante de sua vida. Nada melhor que esse Centro de Mastologia levar o seu nome”, completa a Dra. Alessandra Schuh, aproveitando a oportunidade para ressaltara a Campanha do Outubro Rosa 2021 no São Cristóvão Saúde, #OCâncernãoEspera.

“Na nossa vida atribulada e corrida, muitas vezes, deixamos para depois iniciar com exercícios físicos, ter uma vida mais saudável, realizar os exames de prevenção. Porém, #OCANCERNÃOESPERA, não espera estarmos com tudo organizado, não espera não corrermos outros riscos associados, não espera estarmos no momento ideal da nossa vida. Então, se cuidar é agora!”, alertou Dra. Alessandra.

Dando continuidade aos tributos realizados ao Dr. Rubens Prudencio, a Mastologista da Instituição, Dra. Tarsila Prudencio – filha de Dr. Rubens – também prestou uma linda e emocionante homenagem ao pai e excelente profissional da área, que muito se dedicou ao cuidado e tratamento de pacientes do São Cristóvão Saúde durante mais de 30 anos, agradecendo a todos de sua família e ao São Cristóvão Saúde, na pessoa do Presidente/ CEO, Valdir Ventura.

Outro setor inaugurado foi a Clínica de Vacinação, também situada no CAAV I e parte do plano de expansão dos serviços de imunização, oferecidos, de forma particular, a toda a comunidade. Com ambientes confortáveis e aconchegantes, o ambiente inclui ampla sala de espera e sala para aplicação de vacinas, com equipamentos modernos. O São Cristóvão Saúde já conta com o serviço de vacinação ativo, também, nas Unidades II e IV e, em breve, nos Centros Ambulatoriais V (Itaquera), VII (Anália Franco) e VIII (Santana). “Este é um projeto inovador, concretizado com excelência, através de serviço único e diferenciado na região, com o objetivo de promover a prevenção à saúde. Nosso serviço de vacinação é moderno e oferece ao público um ambiente acolhedor, estrutura diferenciada, equipamentos de última geração e profissionais especializados. As Clínicas de Vacinação do São Cristóvão Saúde são reconhecidas como referência, mantendo-se em destaque”, finaliza a Dra. Andreia Perejão.

As alas inauguradas contaram com a benção do Padre Laurício (Igreja São Pedro Apóstolo). Durante o evento, Ventura divulgou, também, a recente ampliação e reestruturação do setor de Rouparia – incluindo a implantação de tecnologia voltada para o controle do enxoval hospitalar, permitindo maior eficiência e agilidade na coleta e distribuição, bem como a ampliação da capacidade física do Refeitório São Cristóvão, destinado aos colaboradores, com o intuito de oferecer mais conforto, qualidade de vida em meio à atribulada rotina hospitalar.

Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde

Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde é constituído pelas seguintes Unidades de Negócio: Hospital e Maternidade Geral, Plano de Saúde, oito Unidades Ambulatoriais, Filantropia, Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) e Hotel Recanto São Cristóvão, localizado em Campos do Jordão. Referência em saúde, na Zona Leste de São Paulo, a Instituição completou 109 anos em dezembro de 2020. Através da gestão administrativa dirigida pelo CEO/Presidente, Engº Valdir Pereira Ventura, tem sido promovida uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investido em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o Hospital e a Maternidade aumentaram a capacidade de internação passando de 171 para 275 leitos, além das oito Unidades dos Centros Ambulatoriais, Centro Laboratorial Américo Ventura (CLAV) e do Centro de Atenção Integral à Saúde que realizam diariamente milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 160 mil vidas do Plano de Saúde.

O atual Presidente/ CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Pereira Ventura, é também o Vice-Presidente da ACSP – Associação Comercial de São Paulo e o 1º Diretor Financeiro da FEHOSP- Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo.