Parceria Grupo São Cristóvão Saúde – O que fazer durante as crises de Colite Ulcerativa?

Administração Clube Diversos 

Especialista do Grupo São Cristóvão Saúde explica o que é colite e oferece dicas para amenizar os sintomas e o que fazer caso note sinais da doença

A colite é uma doença caracterizada pela inflamação do intestino grosso. Também conhecida como retocolite ulcerativa, surge com frequência em pacientes entre 15 e 30 anos e pode apresentar diferentes indícios, em variados graus. Já uma minoria dos afetados sofre o seu primeiro ataque entre 50 e 70 anos. Tem como principal sintoma a diarreia constante, geralmente com sangue. Nesse tipo, a parte afetada é a mais superficial.

De acordo com a Dra. Tabata Cristina Alterats Antoniaci, gastroenterologista do Grupo São Cristóvão Saúde, ao contrário da doença de Crohn, outra doença inflamatória, “a retocolite ulcerativa normalmente não afeta a espessura completa da parede intestinal e quase nunca afeta o intestino delgado. A doença costuma acometer o reto e o sigmoide (fim do intestino grosso), podendo estender-se de forma parcial ou total pelo restante do intestino grosso”, comenta a médica.

Ainda segundo Dra. Antoniaci, a causa exata da retocolite ulcerativa é desconhecida. “Anteriormente, acreditava-se que a dieta e o estresse podiam estar entre as causas da doença, mas agora sabe-se que isso pode apenas agravar o problema, e não causar a colite ulcerativa”, revela a especialista.

De acordo com a ABCD – Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença do Crohn, a alimentação não é a causa da doença, mas ao se manter uma dieta balanceada e com alimentos leves, diminuindo condimentados e ricos em gordura, se contribui para melhorar a qualidade de vida de quem tem colite. Além disso, alimentos que possuem a capacidade de fermentação devem ser evitados quando a doença está ativa.

Para a especialista do Grupo São Cristóvão Saúde, uma possível causa é um distúrbio do sistema imunológico. “Quando o sistema imunológico tenta combater um vírus invasor ou bactéria, neste caso há uma resposta imunológica anormal, fazendo com que ele ataque as células do próprio organismo. Em outras palavras, é como se algo fizesse seu sistema imune enxergar o seu intestino como ‘um inimigo’ a ser combatido, tentando combatê-lo persistentemente”, esclarece a gastro.

Felizmente, a doença possui tratamento e deve ser baseado não apenas em uma dieta balanceada, mas em uma mudança do estilo de vida, focando na diminuição do estresse e com prescrição medicamentosa. Esta deve ser individualizada e baseada nos sintomas e na resposta do paciente ao tratamento.

Porém, não perca tempo. Ao surgirem os primeiros sintomas de colite, é necessário procurar um médico. Dentre os fatores a serem observados, estão:

  • Diarreia ou urgência retal (chegando de 10 a 20 vezes por dia);
  • Sangramento retal;
  • Dor abdominal, muitas vezes descrita como cólicas;
  • Prisão de ventre (constipação, sendo um sintoma menos comum do que a diarreia);
  • Perda de apetite;
  • Febre;
  • Perda de peso;
  • Anemia;
  • Muco / pus nas fezes;
  • Outras manifestações extraintestinais, como articulares, biliares e oculares.

O diagnóstico inicialmente requer análise clínica dos sintomas e exame de fezes. Para que o problema seja comprovado, o médico poderá solicitar exames de imagem, como a colonoscopia ou a tomografia computadorizada.

Esteja atento aos sintomas e siga as dicas da especialista para melhorar sua qualidade de vida, mas não hesite ao procurar ajuda em caso de observar sintomas.

Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde

Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde tem como Presidente/ CEO, Engº Valdir Pereira Ventura, responsável pelas 10 Unidades de Negócio que englobam: Hospital e Maternidade, Plano de Saúde, Centros Ambulatoriais, Centro Cardiológico, Centro Laboratorial (CLAV), Centro Endogástrico (CEGAV), Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP Dona Cica), Filantropia e Hotel Recanto São Cristóvão, localizado em Campos do Jordão. Referência em saúde, na Zona Leste de São Paulo, a Instituição completa 110 anos em dezembro de 2021. Através da gestão administrativa de Valdir Ventura, tem sido promovida uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o complexo hospitalar conta com 285 leitos, além de oito Centros Ambulatoriais, que realizam milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 160 mil vidas do Plano de Saúde.

O atual Presidente/ CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Pereira Ventura, é também Vice-Presidente da ACSP – Associação Comercial de São Paulo, 1º Diretor Financeiro da FEHOSP- Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo e Presidente da Santa Casa de Misericórdia de Francisco Morato.