Conselho Deliberativo
Eleger, Deliberar e Fiscalizar
O Conselho Deliberativo do Clube Atlético Juventus é o órgão associativo e consultivo que tem as funções de eleger, deliberar e fiscalizar, exercidas através de decisões proferidas em suas reuniões ordinárias e extraordinárias ou através de suas comissões permanentes ou transitórias.
O Conselho é composto por no máximo 240 membros titulares e 30 membros suplentes. Dos 240, 120 são a soma dos conselheiros eméritos mais os vitalícios e os outros 120 são os conselheiros quadrienais. Os demais 30 são conselheiros suplentes dos quadrienais.
Os conselheiros vitalícios, obrigatoriamente oriundos da categoria quadrienal, desde que houver vagas disponíveis, são elevados a essa categoria por ordem de antiguidade no Conselho, com base na lista classificatória mantida em caráter permanente e pública, elaborada pela presidência em decisão e referendada pelo Conselho Deliberativo, os quais exercem seus mandatos por prazo indeterminado.
Os conselheiros quadrienais e os 30 suplentes, divididos em três grupos de 40 titulares e 10 suplentes exclusivos de cada grupo, com mandatos de 04 anos, são eleitos em Assembléia Geral dos Associados, onde não é permitido o voto por procuração.
Os grupos são designados por A, B e C e a eleição acontece separadamente em anos diferentes de acordo com o calendário eleitoral.
Assim, a eleição destinada à composição do efetivo do Grupo B foi realizada no mês de novembro de 2008, da mesma forma como se realizou em novembro de 2009 a eleição dos componentes do Grupo C, ficando a eleição para os componentes do grupo A para novembro de 2011. Em 10 de novembro de 2012, foi realizada a eleição para compor novamente o Grupo B para o período de 22 de dezembro de 2012 a 21 de dezembro de 2016.
Os conselheiros suplentes eleitos são considerados como contingente de reserva, sendo-lhes permitida a presença no plenário na condição de convidados, em local especialmente reservado no recinto das reuniões, não lhes sendo facultados, todavia, as prerrogativas de voz e voto.
Em caso de vaga dentro do grupo a que pertence, a assunção do conselheiro suplente à condição de titular se dará por convocação do presidente do Conselho Deliberativo o conselheiro suplente mais votado. Em caso de empate, serão analisados os seguintes critérios classificatórios:
1º – o conselheiro suplente mais antigo;
2º – o associado titular mais antigo;
3º – o associado mais antigo, computando-se o prazo como dependente;
4º – escolha pelo plenário
5º – realização de sorteio.
A nova estrutura do Conselho é formada por um presidente, dois vices e um secretário.
Em 2108, o Sr. Ivan Antipov assume como novo Presidente do Conselho Deliberativo. Foram nomeados como Vice-Presidente, o Sr. Claudio Lipai e o Secretário, o Sr. Odacyr Marinelli.
Secretário Odacyr Marinelli, Presidente do Conselho Ivan Antipov e Vice-Presidente Claudio Lipai
Ivan Antipov e Claudio Lipai se reelegem para Presidente e Vice-Presidente do CD
Em 28 de setembro de 2020, Ivan Antipov e Cláudio Lipai se reelegeram para os cargos de Presidente e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo, respectivamente, ao vencerem Vicente Gomes Aguila e Ithamar de Lima Lembo por 83 a 27 e 02 votos nulos, para o período de 29/09/2020 a 30/04/2023.