ONG FBT fará entrega recorde de 30 cadeiras de Rodas Adaptadas

Administração Clube Diversos Eventos 

Apresentacao FBT_Alterada

Evento reunirá 300 pessoas, entre crianças beneficiadas e seus familiares, voluntários e doadores, no dia 19 de agosto no Juventus.

A ONG Fazer o bem… Transforma (FBT), que beneficia crianças carentes portadoras de paralisia cerebral com cadeiras de rodas simples e adaptadas, realizará um grande evento no dia 19 de agosto, no Clube Atlético Juventus, em São Paulo, com a presença de 300 pessoas.

Na ocasião, a FBT fará a entrega recorde de 30 cadeiras de rodas adaptadas, compradas com a ajuda de voluntários e com os recursos arrecadados em bazares, bingo e rifas.

Segundo Cristina Faviere, presidente da FBT, um staff de 130 colaboradores cuidará de todos os detalhes, da recepção ao churrasco que será servido às crianças e seus familiares.

Em seis anos de existência, a FBT já beneficiou centenas de pessoas carentes portadoras de necessidades especiais com a doação de cadeiras de rodas simples e adaptadas, além de equipamentos e de perucas para mulheres em tratamento contra o câncer. Para se ter uma ideia da evolução da FBT, em 2015 foram doadas 7 cadeiras adaptadas.

Em 2016, este número saltou para 39 e neste ano já foram doadas 15 cadeiras. A doação de cadeiras simples também cresceu: 6 (2013); 44 (2014); 65 (2015). Em maio, a FBT adquiriu a condição de ONG.

A entrega é realizada a cada três meses, em média, durante churrasco realizado na residência da presidente da ONG, com a participação das crianças e seus familiares, doadores e apoiadores da iniciativa.

Para Cristina Faviere, esses eventos são sempre emocionantes, não apenas pela alegria das crianças beneficiadas, mas também pela gratificante sensação de fazer o bem. “É um trabalho que vem crescendo muito, graças a uma corrente do bem de pessoas generosas e solidárias que se comovem com o drama de crianças que não têm a quem recorrer. Graças a Deus, conseguimos levar um pouco dignidade e alegria para essas crianças”, diz.

O INÍCIO

A iniciativa começou de maneira singela, em 2011, apenas com a participação de familiares e amigos de Cristina Faviere, que se empenhavam na arrecadação de lacres de alumínio de latinhas de refrigerante cerveja para trocar por cadeiras de rodas simples. Para cada cadeira são necessários 80 quilos de lacres, equivalente a 142 garrafas pets de 2 litros.

Em pouco tempo, sem qualquer divulgação, a FBT passou a receber por meio de seu site e fanpage inúmeros pedidos de cadeiras de rodas, inclusive de outros estados. Cada pedido vem acompanhado da história comovente de uma criança, adulto ou idoso sem recursos financeiros para comprar uma cadeira e conquistar a sonhada mobilidade e independência.

Desde 2015, a FBT passou a doar também cadeiras de rodas adaptadas, que custam entre R$ 3.700,00 e R$ 10.000,00. Foi um grande passo para a ONG, que não conta com qualquer benefício do governo ou da iniciativa privada, mas tão somente a ajuda de pessoas de bem que se preocupam em ajudar ao próximo.

Os beneficiados pela FBT são, na maioria dos casos, crianças e adolescentes, que nasceram com paralisia cerebral. Todos de origem humilde e sem condições financeiras para comprar o equipamento.

“Muitos esperam anos e anos na fila do SUS por uma cadeira e, enquanto isso, se viram com cadeiras simples ou quebra-galhos que além de inadequados causam danos irreversíveis à coluna. Outros, nem sequer isso têm e vivem acamados e isolados por falta de uma cadeira”, diz a presidente da FBT.

A ONG também tem realizado parcerias. Uma delas, com a empresa Adaptadas, que faz a adaptação das cadeiras e doa um equipamento a cada cinco adquiridos. Recentemente, duas seguradoras doaram recursos para a compra de cadeiras: a QBE (duas cadeiras) e a Sompo Seguros (dez cadeiras).

Serviços:

Evento de entrega de cadeiras de rodas adaptadas

Data: 19 de agosto de 2017

Local: Sede Social do Clube Atlético Juventus

Rua Comendador Roberto Ugolini, 20, Mooca, São Paulo (SP).

Realização: ONG FBT

Informações com Cristina Faviere pelo e-mail fazerobemtransforma@gmail.com ou celular (11) 999709714.

Fonte: ONG FTB