Equipe de Natação realiza aprimoramento na Michigan University, nos EUA

Natação 

natação michigan (11)

Sempre em busca da excelência no esporte, o Departamento de Natação promoveu uma viagem para os Estados Unidos em busca de aprimoramento e preparação para as competições do segundo semestre.

O local escolhido foi a Universidade de Michigan, na cidade de Ann Arbor, e não poderia ter sido melhor.  Os estudos científicos envolvendo a natação começaram na década de 1920 nesta Universidade. Todo o programa da natação americana tem em sua base os padrões desenvolvidos em Michigan e seguidos até hoje, desde a natação infantil, até as categorias profissionais. Foi esse programa que tornou os EUA o maior campeão Olímpico das piscinas em todos os tempos.

Os atletas juventinos tiveram dias de treinos intensos com três sessões diárias de 2 horas cada. Durante cinco dias eles tiveram a oportunidade de nadar lado a lado com atletas americanos e de outras nacionalidades que estavam presentes no treinamento.  Foi um período de grande aprendizado e desenvolvimento em que os atletas absorveram conhecimentos técnico de ponta, visando a melhoria de suas performances.

Os nadadores grenás ficaram sob os cuidados de Mike Bottom, técnico da seleção americana de natação e head coach da Michigan University, Sam Wensman, técnico assistente da seleção americana de natação e da Michigan University, Rick Bishop, Phd em performance humana e técnico da Universidade, além de nadadores olímpicos e todo o staff da Universidade.

Os atletas mooquenses já saíram do Brasil com uma grande responsabilidade, pois estavam indo nadar em um dos melhores centros de natação do mundo. Foram momentos de tensão, medo e ansiedade, mas que acabaram imediatamente quando eles entraram em seu habitat natural, a água.  “Foi emocionante ver nossos moleques e molecas travessas nadando em Michigan e fazendo bonito ao lado dos americanos. Apesar de todo o aprendizado percebemos que nossos atletas estão em um nível de alto rendimento e agora mais preparados do que nunca para enfrentar os desafios no segundo semestre”, declarou Alexandre Buccelli, diretor de Esportes Aquáticos e pai de um dos atletas.

Além de Buccelli, os nadadores juventinos foram acompanhados pelo head coach do Juventus, Eduardo Pio, pelo pai de atleta e organizador da viagem, Rafael Montello, além dos técnicos Rodrigo Oliveira, Ita Manso e pela professora Paula Callero.

De acordo com o diretor, foi desenvolvido um trabalho multidisciplinar envolvendo atletas e equipe técnica, no qual os profissionais puderam vivenciar o dia-a-dia de treinamento nos EUA, suas técnicas e inovações. “Eles trouxeram em sua bagagem um mundo de novos conhecimentos que já estão sendo aplicados em todos os atletas do clube. Isso, com certeza, elevará a nossa equipe a outro patamar. Se já estamos entre os melhores de São Paulo, queremos agora buscar o topo, não só no estado, mas também nos campeonatos brasileiros que vem por aí. Sempre penso em deixar um legado e talvez esse seja o maior da minha gestão até o momento.  O conhecimento é uma coisa que não se tira e hoje nossos profissionais tem uma visão do que há de melhor no esporte”, completou Bucelli.

Para o coordenador Eduardo Pio, o treinamento em Michigan foi um grande aprendizado, que trará muitos benefícios à comissão técnica e à equipe do Juventus.

“Ficamos muito felizes em poder participar dessa viagem, certamente a comissão técnica ficará muito mais forte, pois absorveu um grande conhecimento e poderá repassar aos demais componentes e principalmente aos atletas juventinos. “Tenho certeza de que todos os atletas que participaram do “CAMP” melhorarão ainda mais suas performances e poderão compartilhar toda a experiência e conhecimento adquirido com seus colegas, motivando assim, ainda mais o trabalho e treinos de toda a equipe” comentou Eduardo Pio.

Os atletas juventinos, agora internacionais, são: Daniel Yuki, Pedro Kibata, Natan Mometto, Felipe Marini Buccelli, Pedro Ricardo Montello, Felipe Marmo, Felipe Singillo, Leonardo Mineo, Luca Briddi, Kammilly Silva, Fernanda Rocha e Mateus Santos.

Gravem esses nomes pois ainda vão trazer muitas alegrias para os corações juventinos e brasileiros.

Veja as fotos: