Covid-19: Infectologista dá orientações importantes no período de maior pico da pandemia

22 de março de 2021

Um ano já se passou desde o início da pandemia e todos já deveriam estar cientes sobre as medidas preventivas da Covid-19, porém, os recordes diários de mortes apontam que ainda há excessos sendo cometidos e dúvidas recorrentes. Para ajudar a população a entender mais sobre a doença, o infectologista do São Cristóvão Saúde, Dr. Jorge Paez reforça questões como sintomas, orientações e principais dúvidas sobre a maior pandemia do século XXI.

 O especialista explica que caso tenha sido infectado (a) pelo novo coronavírus e esteja se sentindo bem, evite ir ao Hospital, “Essa orientação é dada, pois, o paciente pode contaminar outras pessoas com pequenos descuidos. Fique atento a sintomas como falta de ar e febre, por exemplo, esses são sinais de que você precisa ir ao pronto-socorro”. O Grupo São Cristóvão Saúde possui a Central de Referência em Saúde 24h para os beneficiários que estiverem com sintomas da doença, por meio de uma equipe multidisciplinar pelo telefone 0800-776-5500.

Segundo o Dr. Jorge, outra alternativa eficaz e segura é a consulta via telemedicina. “A ferramenta é muito importante para uma orientação inicial e acompanhamento. Deve-se procurar atendimento médico se a pessoa apresentar dificuldade para respirar, dor no peito, piora da febre e persistência dos sintomas após quatro dias. Grupos de risco, como idosos, obesos, hipertensos ou diabéticos devem procurar atendimento por telemedicina e um Hospital imediatamente se apresentar qualquer um dos sintomas citados”.

É importante saber se está infectado pelo novo coronavírus para ficar em isolamento e, assim, evitar a transmissão para outras pessoas, por isso, ao ser exposto a doença, ou apresentar algum sintoma, é necessário realizar o teste para confirmação. Caso infectado (a), o mais importante é o repouso e sempre buscar orientação médica para a ingestão de remédios, pois o uso de remédios. “É importante que todos mantenham uma alimentação saudável sempre, porém, para quem estiver com o novo coronavírus deve-se evitar suplementos vitamínicos e outros medicamentos pensando em controlar a infecção”, disse o infectologista.

Para finalizar, o especialista faz um alerta a todos. “Na situação epidemiológica atual, recomendo fortemente que permaneçam em casa. Evitem sair desnecessariamente, não fiquem em ambientes fechados e mal ventilados, mantenham o isolamento físico e social e, o mais importante, usem máscara adequadamente sempre que saírem de casa. Para quem está na faixa etária da vacinação, se vacinem! As vacinas protegem do agravamento da doença e, após atingir uma parcela importante da população, possivelmente vamos diminuir a transmissão da Covid-19”.

Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde

Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde é constituído pelas seguintes Unidades de Negócio: Hospital e Maternidade Geral, Plano de Saúde, oito Unidades Ambulatoriais, Filantropia, Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) e Hotel Recanto São Cristóvão, localizado em Campos do Jordão. Referência em saúde, na Zona Leste de São Paulo, a Instituição completou 109 anos em dezembro de 2020. Através da gestão administrativa dirigida pelo CEO/Presidente, Engº Valdir Pereira Ventura, tem sido promovida uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investido em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o Hospital e a Maternidade aumentou a capacidade de internação passando de 171 para 275 leitos, além das oito Unidades dos Centros Ambulatoriais, Centro Laboratorial Américo Ventura (CLAV) e do Centro de Atenção Integral à Saúde que realizam diariamente milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 160 mil vidas do Plano de Saúde.

O atual Presidente/ CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Pereira Ventura, é também o Vice-Presidente da ACSP – Associação Comercial de São Paulo e o 1º Diretor Financeiro da FEHOSP- Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo.

Tags: , ,

Arquivado em: Diversos, Serviços