Os avanços tecnológicos do Grupo São Cristóvão Saúde

Clube Diversos 

Com uma comunicação empática e compreensiva, Grupo revela como se expandiu nos últimos tempos com o auxílio da tecnologia em uma verdadeira revolução no setor

A multiplicidade de profissionais e a complexidade de decisões que compõem o setor saúde exigiram grande aprendizado por parte do Grupo São Cristóvão Saúde que, desde o início da pandemia, vem investindo de forma massiva e frequente na expansão dos setores; em especial, o tecnológico.

A evolução tecnológica, aliada à saúde, comprova cada vez mais os benefícios em desenvolver mecanismos e dispositivos eficientes para a medicina. Considerando esta nova realidade e compreendendo que a transformação digital é fundamental para o seu processo de transformação e expansão, o Grupo vem investindo no processo de digitalização com foco no paciente e nos seus profissionais de saúde. “Estamos sempre de olho nas tendências do mundo, com função de melhorar a experiência de todos. Investindo em tecnologia, nosso setor de “TI, Negócios e Inteligência Artificial” capitaneou a busca por constantes inovações no mercado da saúde, tanto em gestão de pessoas quanto na humanização do cuidado, de modo a viabilizar as metas da instituição”, revela o presidente/CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Pereira Ventura.

Mesmo de forma remota, os líderes nunca estiveram tão presentes e focados em uma mesma causa. “Adquirimos vários softwares, celebramos grandes parcerias com empresas de tecnologia líderes de mercado e alcançamos o patamar de uma empresa que reconhece e investe pesadamente em soluções e ferramentas para entregar seu principal serviço de forma impecável: o cuidado com a saúde”, complementa o CEO.

Outros destaques tecnológicos trabalhados pelo Grupo nestes últimos tempos é o ensino às máquinas para atuarem na coleta de dados. Assim, se tornam uma ferramenta assertiva de auxílio aos médicos na tomada de decisões, como diagnósticos com análises preditivas, como na identificação de achados críticos em exames de imagens e cruzamento de informações.

Hoje, o Grupo investe nas plataformas digitais para os encontros que promovem qualificação e capacitação de colaboradores, todos com alta adesão. Além disso, outro grande diferencial do Grupo São Cristóvão Saúde é a proximidade com seus beneficiários. “Tanto nos momentos de extrema pressão quanto nos de isolamento, estivemos muito atentos a ouvir o colaborador. Esse gesto traduz acolhimento, preocupação e cria novas conexões. É importante que os colaboradores saibam que suas demandas importam e recebem a merecida escuta”, destaca o presidente.

Todos os beneficiários estão conectados por meio do app São Cristóvão Saúde, da Telemedicina, agendamentos de consultas e exames, sistema de gestão de vendas online, do Robô Laura para gerenciamento de riscos na saúde, da avaliação farmacêutica e cadeia medicamentosa, da Brain4Care, dos processos de AR Digital e dos sistemas de Imagem, sem falar do processo robusto de adequação à LGPD. “Definitivamente, estamos sempre em movimento!”, enfatiza o Valdir Pereira Ventura, em uma analogia com o lema da instituição, “sua vida em movimento”.

 Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde

Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde é constituído pelas seguintes Unidades de Negócio: Hospital e Maternidade Geral, Plano de Saúde, oito Unidades Ambulatoriais, Filantropia, Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) e Hotel Recanto São Cristóvão, localizado em Campos do Jordão. Referência em saúde, na Zona Leste de São Paulo, a Instituição completou 109 anos em dezembro de 2020. Através da gestão administrativa dirigida pelo CEO/Presidente, Engº Valdir Pereira Ventura, tem sido promovida uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investido em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o Hospital e a Maternidade aumentaram a capacidade de internação passando de 171 para 275 leitos, além das oito Unidades dos Centros Ambulatoriais, Centro Laboratorial Américo Ventura (CLAV) e do Centro de Atenção Integral à Saúde que realizam diariamente milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 160 mil vidas do Plano de Saúde.

O atual Presidente/ CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Pereira Ventura, é também o Vice-Presidente da ACSP – Associação Comercial de São Paulo e o 1º Diretor Financeiro da FEHOSP- Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo.