São Cristóvão Saúde passa a realizar Cirurgia Cardíaca Infantil

22 de dezembro de 2021

Com a missão de oferecer serviços assistenciais de referência, o Grupo São Cristóvão Saúde eleva seu patamar em atendimento no setor pediátrico e inicia, em seus procedimentos de alta complexidade, a Cirurgia Cardíaca Infantil.

De acordo com o Diretor Clínico da Instituição, Dr. Fernando Eduardo Cordeiro Barreto, a carteira infantil de beneficiários aumentou consideravelmente e o objetivo do Grupo é verticalizar os atendimentos mais complexos, dando total acolhimento aos pacientes e familiares. A iniciativa destaca o Grupo São Cristóvão Saúde, por ser um dos poucos hospitais a realizar este tipo de cirurgia e um dos primeiros a investir no cenário assistencial.

Conforme afirma o Coordenador Médico da Pediatria, Dr. Eduardo Cavalheiro Simões, “realizar correções cardíacas é uma conquista muito importante para o São Cristóvão Saúde, pois evita que o paciente seja transferido para outros locais, oferecendo assim, mais conforto, comodidade e segurança”.

Atualmente, o Hospital e Maternidade São Cristóvão já realizou procedimento hemodinâmico (cateterismo cardíaco) em recém-nascido prematuro e cirurgias abertas, além de demais procedimentos em fase de análise. Para isso, foi realizado um investimento substancial na parte de estrutura e profissionais da saúde, incluindo treinamentos distintos, envolvendo Enfermagem, Fisioterapia e Fonoterapia, além da contratação de uma assessoria externa de anestesistas especializados e assessoria externa, incluindo equipe de profissionais para o pós-operatório cardíaco infantil.

O time multi assistencial envolvido nesse projeto é composto por cardiopediatra clínico (Dr. Eduardo Simões), equipe de cirurgia cardíaca (liderada pelo Dr. Luiz Fernando Portugal), hemodinamicista pediátrico (Dr. Pedro Abujamra), ecocardiografistas pediátricas (Dra. Kátia Zeni da Rosa Gios, Dra. Gerusa de Souza Vilas Boas e Dra. Flávia Fernandes dos Santos), e médicas intensivistas cardíacas infantis, através das Dras. Ecryd Cristine Abdala Elias e Fabíola Müller de Oliveira.

Além disso, a Instituição criou um grupo multiprofissional denominado “Heart Team”, que discute caso a caso cada paciente cardíaco, estudando a necessidade ou não do procedimento cirúrgico, além de indicar quais serão os próximos passos. Durante o pré-natal, é recomendado que a gestante realize o exame ecocardiograma fetal, sendo possível detectar anomalias cardíacas congênitas.

Para isso, o Grupo São Cristóvão Saúde investiu em uma excelente equipe de ecocardiografistas em seu Centro Cardiológico, situado nas dependências do Centro Ambulatorial Américo Ventura – Unidade I. Quando a anomalia é detectada de forma precoce, a mãe é direcionada para a equipe cardíaca infantil, com todo o respaldo necessário até o momento do parto. “A cardiopatia congênita, sendo a má-formação cardíaca do desenvolvimento embrionário, necessita ser diagnosticada o quanto antes, de preferência ainda durante o pré-natal, para que a criança acometida tenha o melhor desenvolvimento possível”, frisa Dr. Eduardo.

Ainda conforme o Coordenador Médico da Pediatria, o tempo de internação do pequeno paciente pós-cirúrgico dependerá da complexidade da doença, idade e tipo de procedimento realizado. De acordo com a Pediatra e Neonatologista, Gerente Médica da Neonatologia, Vice-Diretora Clínica do Grupo São Cristóvão Saúde e médica da PBSF, Dra. Ludmila de Freitas Ventura Simões, outros instrumentos importantes para o pós-operatório dessas cirurgias são o vídeo-aEEG e NIRS, equipamentos que já fazem parte do Hospital e Maternidade São Cristóvão desde 2019 e 2020, em parceria com a PBSF – Protecting Brains e Saving Futures.

O aEEG (eletroencefalograma de amplitude integrada) refere-se a um monitor com câmera que fornece, à beira leito, informações importantes sobre as atividades cerebrais do paciente, sendo extremamente importante na identificação precoce de distúrbios neurológicos, auxiliando, de maneira ágil, na tomada de decisão. Já o NIRS – Near Infrared Spectroscopy, que significa

Especteroscopia Infravermelho Proximal, é uma metodologia utilizada em recém-nascidos, e através de feixes de luz infravermelho é possível mensurar, indiretamente, o fluxo sanguíneo em determinado local ou órgão. Após a alta hospitalar, o paciente realiza uma consulta com o cardiopediatra e pediatra geral, sendo solicitados exames de rotina, como ecocardiograma, eletrocardiograma e raio-X de tórax, incluindo a programação do uso de medicamentos.

A Instituição também desenvolveu o “Cartão Coraçãozinho Cardiopata”, sendo entregue aos pais do paciente após a cirurgia, com informações sobre a cardiopatia, o procedimento realizado, a equipe médica envolvida e anotações sobre alergias e medicações especiais para a criança, no momento da alta hospitalar. “Nós, do São Cristóvão Saúde, estamos muito orgulhosos, pois são poucos os hospitais que realizam esse tipo de cirurgia infantil no país, elevando o nível de atendimento e prestação de serviços realizados pelo Grupo. Parabéns ao time envolvido, composto por excelentes profissionais da medicina”, declara o Presidente/ CEO, Engº Valdir Pereira Ventura.

Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde

Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde possui 10 Unidades de Negócio, que englobam: Hospital e Maternidade, Plano de Saúde, Centros Ambulatoriais, Centro Cardiológico, Centro Laboratorial (CLAV), Centro Endogástrico (CEGAV), Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP Dona Cica), Filantropia e Hotel Recanto São Cristóvão, localizado em Campos do Jordão. Referência em saúde, na cidade de São Paulo, a Instituição completou 110 anos em dezembro de 2021. O Grupo promove uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o complexo hospitalar conta com 285 leitos, além de oito Centros Ambulatoriais, que realizam milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 155 mil vidas do Plano de Saúde e 16 mil vidas do Plano Odontológico.

O Grupo São Cristóvão Saúde tem como Presidente/ CEO o Engº Valdir Pereira Ventura, responsável pelas Unidades de Negócio e, desde 2007, atuando à frente das decisões Institucionais.

Tags: , ,

Arquivado em: Administração, Clube, Diversos