Receitas típicas de Natal

Diversos 

Dica da professora de italiano da Associazione Femminile Della Campania In Brasile, Rosa Marra

O prato típico da região de Nápoles é servido como uma sobremesa muito presente nas festividades de Natal fim de ano. A receita possui vários nomes em Nápoles é “STRUFFOLI”. Muitos até dizem que sua origem é na Grécia antiga e a palavra é derivada do Grego Struffoli ou Strongoulos, ou seja, de forma arredondada. Já para outros a palavra é derivada de Struffolo que significa esfregar. O gesto que as pessoas fazem para arredondar os pequenos doces.

Agora vamos deixar de lado a história e focar na receita que é bem simples. É só um pouco trabalhoso para fazer as bolinhas.

Ingredientes

2 Xicara de farinha de trigo

2 Colheres de sopa de açúcar

1 colher de chá de fermento em pó

1 pitada de sal

1 ovo

¼ de xicara de manteiga em temperatura ambiente (pode substituir por margarina sem sal)

3 colheres de sopra de limoncello (Se você não sabe o que é limoncello não deixe de conhecer esta deliciosa bebida clicando neste link ou pode substituir por conhaque

Óleo vegetal ou banha de porco para fritar

Em uma tigela coloque todos os ingredientes secos e misture bem. Depois acrescente a manteiga, limoncello e o ovo. Misture bem a massa até ficar homogenia, deixe descansar por meia hora. Em seguida divida a massa em partes pequenas e faça rolinhos bem finos e pique, com a ajuda de uma faca, em pequenos cubos. Frite os cubos no óleo bem quente e deixe escorrer o excesso de óleo. Agora vamos preparar a calda

Ingredientes Calda

½ xicara de chá de mel

¼ xicara de água

¼ xicara de açúcar

Raspas de limão e laranja (opcional)

Para fazer a calda é bem simples coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo. Deixe ferver até engrossar o caldo, mais ou menos uns 15 minutos. Desligue o fogo e acrescente as bolinhas na panela e mecha com cuidado para envolver todas as bolinhas.

Coloque em uma forma do seu desejo para servir, você pode até mesmo colocar em tigelas pequenas para fazer pequenas porções e servir individualmente. E agora é só aguardar esfriar e servir esta delicia. E se quiser exercitar a sua criatividade também pode enfeitar o prato com confetes ou caldas e frutas.

Buon Appetito!

O Clube Atlético Juventus disponibiliza em seu espaço uma escola para o aprendizado da língua italiana.

A Associazione Femminile Della Campania In Brasile, instalada no Clube desde 1997, é dirigida por Rosa Marra Pacífico.

As aulas são ministradas em grupo e particulares, para adultos e crianças, e para associados e não associados.

Mais informações no tel: (11) 99714-6556.