Em comemoração ao Centenário, Estádio da Rua Javari recebe a mostra Nonni di São Paulo

Aniversário do Clube Diversos historia Imprensa Lazer Memória Social 

As celebrações dos 100 Anos do Juventus (1924-2024) levam a mostra Nonni di São Paulo ao Estádio Conde Rodolfo Crespi, na rua Javari, a partir do dia 18 de abril de 2024, às 19h00.

São 23 totens de grandes proporções dedicados aos emigrantes italianos que escreveram páginas memoráveis no Brasil, como Rodolfo Crespi (o novo totem com maior destaque), o rei do algodão que fundou o Clube Atlético Juventus, e Donato Di Cunto, que teve uma história incrível antes de criar na Mooca uma das maiores empresas de confeitaria de São Paulo. Para não falar de Luigi Bauducco, Evaristo Comolatti, Luigi Papaiz, Maria Bonomi, Umberto Cereser… e muitos outros. Todos hospedados no original galpão de grama sintética e das traves da quadra coberta de futebol na Javari.

A exposição Nonni di São Paulo tem apresentado depoimentos e histórias vivas de vovôs da imigração italiana no estado de São Paulo desde 2020. Marcada para abrir em março de 2020 e adiada na semana de sua abertura em virtude do fechamento do Museu da Imigração de São Paulo por conta da pandemia, a exposição foi finalmente inaugurada em dezembro de 2020 e permaneceu no Brás até o dia 2 de maio de 2021. Muito embora as limitações de afluência ditadas pela Covid-19, a mostra tem atraído muito a atenção do público e foi objeto de vários artigos e reportagens na grande mídia no Brasil e na Itália.

Depois da capital, a mostra teve itinerância para Ribeirão Preto (Casa da Memória Italiana), Pedrinhas Paulista (Centro Cultural), Jundiaí (Pinacoteca), Campinas (Casa de Vidro), Santos (Museu do Café), Espírito Santo do Pinhal (Museu Biblioteca) e Guarulhos (Centro Adamastor).

O projeto é de fluxo contínuo e seguirá para outras cidades do interior de São Paulo, visitadas pelo jornalista italiano Oliviero Pluviano, autor e curador da mostra e do livro Nonni di São Paulo. Em 2024, são comemorados aqui e na Itália os 150 Anos da Emigração Italiana para o Brasil, e a mostra tem previsão de realização a partir de setembro em museus italianos (primeiro no Museo Nazionale dell’Emigrazione Italiana – MEI de Gênova) levando as histórias dos “Nonni do Brasil” de volta à sua terra natal, juntamente com a edição de um novo livro do mesmo nome em língua italiana e portuguesa.

Esperamos que os cidadãos da Mooca e arredores apreciem a mostra.

A entrada é franca!

Sejam bem-vindos! Benvenuti!

www.nonnisp.com