Édson Ataliba Cândido

Posição: Atacante

Principais Clubes: Juventus-SP (1974 a 1982), Corinthians (1982 a 1984), Santos (1984), Santa Cruz (1986)

Entrevista:

Ele era o carrasco do Corinthians. Em 12 jogos defendendo a camisa grená contra o rival paulista, Ataliba fez nove gols.

“O Juventus foi onde tudo começou. Iniciei no futebol nas categorias de base do Corinthians, mas logo me transferi para o Moleque Travesso. O treinador Clóvis Nori foi meu treinador na base do Juventus, onde jogava na meia direita. O Clóvis foi quem me ajudou a ir para a equipe profissional”, lembra Ataliba.

Essa ascensão foi curiosa, como explica o próprio Ataliba.  “Os atacantes titulares se machucaram e o técnico do profissional na ocasião era o Brida, que me chamou para completar o time na ponta direita. Fiz a estréia diante do Xv de Piracicaba num empate em 1 a 1 na Rua Javari. Marquei o gol do Juventus e não sai mais time”, recorda-se.

Ataliba vestiu a camisa juventina de 1974 a 1982.  Ficar entre os artilheiros do Campeonato Paulista de 1979, pelo Juventus, e ter sido tricampeão estadual em 1982, 1983 (ambos pelo Corinthians) e 1984 (pelo Santos) são algumas das boas lembranças dos tempos de jogador. “Não é todo mundo que é tri paulista. Não é mesmo?”, fala Ataliba.

Outra grande recordação foi o gol marcado quando defendia o Juventus contra o Corinthians no Campeonato Paulista de 1978. “Fiz o gol no final do 2º tempo da prorrogação. Vencemos por 1 a 0. Foi impressionante o silêncio que ficou no estádio”, diz o atacante.

Ataliba teve dois grandes ídolos em sua vida: Zico e Pelé.  O gol mais bonito da sua carreira foi marcado quando já defendia o Corinthians. “Fiz um golaço de bicicleta na partida em que o Corinthians venceu por 10 a 1 o Tiradentes no Canindé. Igual aquele, eu nunca mais fiz”, enfatiza.

Das recordações dos tempos de Juventus, Ataliba lembra de um companheiro em especial ” O Paulinho, lateral-esquerdo do Juventus na época, sempre foi o meu irmão branco. Uma vez numa partida contra a Portuguesa Santista eu tive um choque violento e fiquei internado. O Paulinho ficou do meu lado a noite inteira. Lembro disso com muito carinho. Nós subimos juntos a equipe profissional do Juventus e  foi justamente o Paulinho que me trouxe para as categorias de base do Juventus”.

Ataliba é grato ao clube da Mooca e demonstra um carinho especial quando fala do Moleque Travesso. “Quero agradecer a diretoria e torcida do Juventus pelo carinho que sempre me trataram. Torço para que o Juventus esteja na primeira divisão do Paulista em 2010, pois é um grande clube da nossa cidade com muita tradição”, finaliza.

 

*** Fotos cedidas pelo site oficial do Milton Neves: www.miltonneves.com.br