Ataliba

Édson Ataliba Cândido

ataliba

Posição: Atacante

Principais Clubes: Juventus-SP (1974 a 1982), Corinthians (1982 a 1984), Santos (1984), Santa Cruz (1986)

Entrevista:

Ele era o carrasco do Corinthians. Em 12 jogos defendendo a camisa grená contra o rival paulista, Ataliba fez nove gols.

“O Juventus foi onde tudo começou. Iniciei no futebol nas categorias de base do Corinthians, mas logo me transferi para o Moleque Travesso. O treinador Clóvis Nori foi meu treinador na base do Juventus, onde jogava na meia direita. O Clóvis foi quem me ajudou a ir para a equipe profissional”, lembra Ataliba.

Essa ascensão foi curiosa, como explica o próprio Ataliba.  “Os atacantes titulares se machucaram e o técnico do profissional na ocasião era o Brida, que me chamou para completar o time na ponta direita. Fiz a estréia diante do Xv de Piracicaba num empate em 1 a 1 na Rua Javari. Marquei o gol do Juventus e não sai mais time”, recorda-se.

Ataliba vestiu a camisa juventina de 1974 a 1982.  Ficar entre os artilheiros do Campeonato Paulista de 1979, pelo Juventus, e ter sido tricampeão estadual em 1982, 1983 (ambos pelo Corinthians) e 1984 (pelo Santos) são algumas das boas lembranças dos tempos de jogador. “Não é todo mundo que é tri paulista. Não é mesmo?”, fala Ataliba.

Outra grande recordação foi o gol marcado quando defendia o Juventus contra o Corinthians no Campeonato Paulista de 1978. “Fiz o gol no final do 2º tempo da prorrogação. Vencemos por 1 a 0. Foi impressionante o silêncio que ficou no estádio”, diz o atacante.

Ataliba teve dois grandes ídolos em sua vida: Zico e Pelé.  O gol mais bonito da sua carreira foi marcado quando já defendia o Corinthians. “Fiz um golaço de bicicleta na partida em que o Corinthians venceu por 10 a 1 o Tiradentes no Canindé. Igual aquele, eu nunca mais fiz”, enfatiza.

Das recordações dos tempos de Juventus, Ataliba lembra de um companheiro em especial ” O Paulinho, lateral-esquerdo do Juventus na época, sempre foi o meu irmão branco. Uma vez numa partida contra a Portuguesa Santista eu tive um choque violento e fiquei internado. O Paulinho ficou do meu lado a noite inteira. Lembro disso com muito carinho. Nós subimos juntos a equipe profissional do Juventus e  foi justamente o Paulinho que me trouxe para as categorias de base do Juventus”.

Ataliba é grato ao clube da Mooca e demonstra um carinho especial quando fala do Moleque Travesso. “Quero agradecer a diretoria e torcida do Juventus pelo carinho que sempre me trataram. Torço para que o Juventus esteja na primeira divisão do Paulista em 2010, pois é um grande clube da nossa cidade com muita tradição”, finaliza.

1

*** Fotos cedidas pelo site oficial do Milton Neves: www.miltonneves.com.br

Notícias Relacionadas

Loja Grená e Branco é inaugurada na Portaria Principal do Clube

Loja Grená e Branco é inaugurada na Portaria Principal do Clube

Na manhã deste sábado (05/12), foi inaugurada a loja Grená e Branco na portaria principal da Sede Social do Clube Atlético Juventus.

5 de dezembro de 2020
Nota de Falecimento

Nota de Falecimento

O Clube Atlético Juventus vem comunicar o falecimento do conselheiro integrante do grupo B, José Ricardo Gomes Paschoal. 23/01/1958 21/03/2018 Aguardamos notícias sobre velório e sepultamento.   – Atualização (22/03/18, às 7:45) – O corpo será velado no Cemitério de Congonhas, que fica na Rua Ministro Álvaro de Sousa Lima, 101 – Jardim Marajoara, São Paulo. […]

21 de março de 2018
Projeto Mundo Mooca prevê memorial na Javari

Projeto Mundo Mooca prevê memorial na Javari

Aprovado na Lei Rouanet, o projeto levantará o acervo de memória do bairro e do Clube, organizando uma exposição física dentro do estádio, além de uma exposição virtual.

15 de setembro de 2015
Juventus lança camisa em homenagem à Mooca

Juventus lança camisa em homenagem à Mooca

A noite desta quinta feira (30/07) foi muito especial, porque estavam todos reunidos no Clube Atlético Juventus por um objetivo comum: homenagear a Mooca querida, que no próximo dia 17 de agosto completará 459 anos.

30 de julho de 2015
Juventus Master vence Ju-Jovem em jogo comemorativo

Juventus Master vence Ju-Jovem em jogo comemorativo

Na manhã deste sábado (30/08), foi realizado o jogo entre a Ju-Jovem e Juventus Master no Estádio Conde Rodolfo Crespi, em comemoração ao aniversário da tradicional torcida do Moleque.

30 de agosto de 2014