Ataliba

Édson Ataliba Cândido

ataliba

Posição: Atacante

Principais Clubes: Juventus-SP (1974 a 1982), Corinthians (1982 a 1984), Santos (1984), Santa Cruz (1986)

Entrevista:

Ele era o carrasco do Corinthians. Em 12 jogos defendendo a camisa grená contra o rival paulista, Ataliba fez nove gols.

“O Juventus foi onde tudo começou. Iniciei no futebol nas categorias de base do Corinthians, mas logo me transferi para o Moleque Travesso. O treinador Clóvis Nori foi meu treinador na base do Juventus, onde jogava na meia direita. O Clóvis foi quem me ajudou a ir para a equipe profissional”, lembra Ataliba.

Essa ascensão foi curiosa, como explica o próprio Ataliba.  “Os atacantes titulares se machucaram e o técnico do profissional na ocasião era o Brida, que me chamou para completar o time na ponta direita. Fiz a estréia diante do Xv de Piracicaba num empate em 1 a 1 na Rua Javari. Marquei o gol do Juventus e não sai mais time”, recorda-se.

Ataliba vestiu a camisa juventina de 1974 a 1982.  Ficar entre os artilheiros do Campeonato Paulista de 1979, pelo Juventus, e ter sido tricampeão estadual em 1982, 1983 (ambos pelo Corinthians) e 1984 (pelo Santos) são algumas das boas lembranças dos tempos de jogador. “Não é todo mundo que é tri paulista. Não é mesmo?”, fala Ataliba.

Outra grande recordação foi o gol marcado quando defendia o Juventus contra o Corinthians no Campeonato Paulista de 1978. “Fiz o gol no final do 2º tempo da prorrogação. Vencemos por 1 a 0. Foi impressionante o silêncio que ficou no estádio”, diz o atacante.

Ataliba teve dois grandes ídolos em sua vida: Zico e Pelé.  O gol mais bonito da sua carreira foi marcado quando já defendia o Corinthians. “Fiz um golaço de bicicleta na partida em que o Corinthians venceu por 10 a 1 o Tiradentes no Canindé. Igual aquele, eu nunca mais fiz”, enfatiza.

Das recordações dos tempos de Juventus, Ataliba lembra de um companheiro em especial ” O Paulinho, lateral-esquerdo do Juventus na época, sempre foi o meu irmão branco. Uma vez numa partida contra a Portuguesa Santista eu tive um choque violento e fiquei internado. O Paulinho ficou do meu lado a noite inteira. Lembro disso com muito carinho. Nós subimos juntos a equipe profissional do Juventus e  foi justamente o Paulinho que me trouxe para as categorias de base do Juventus”.

Ataliba é grato ao clube da Mooca e demonstra um carinho especial quando fala do Moleque Travesso. “Quero agradecer a diretoria e torcida do Juventus pelo carinho que sempre me trataram. Torço para que o Juventus esteja na primeira divisão do Paulista em 2010, pois é um grande clube da nossa cidade com muita tradição”, finaliza.

1

*** Fotos cedidas pelo site oficial do Milton Neves: www.miltonneves.com.br

Notícias Relacionadas

Projeto Mundo Mooca prevê memorial na Javari

Projeto Mundo Mooca prevê memorial na Javari

Aprovado na Lei Rouanet, o projeto levantará o acervo de memória do bairro e do Clube, organizando uma exposição física dentro do estádio, além de uma exposição virtual.

15 de setembro de 2015
Juventus lança camisa em homenagem à Mooca

Juventus lança camisa em homenagem à Mooca

A noite desta quinta feira (30/07) foi muito especial, porque estavam todos reunidos no Clube Atlético Juventus por um objetivo comum: homenagear a Mooca querida, que no próximo dia 17 de agosto completará 459 anos.

30 de julho de 2015
Juventus Master vence Ju-Jovem em jogo comemorativo

Juventus Master vence Ju-Jovem em jogo comemorativo

Na manhã deste sábado (30/08), foi realizado o jogo entre a Ju-Jovem e Juventus Master no Estádio Conde Rodolfo Crespi, em comemoração ao aniversário da tradicional torcida do Moleque.

30 de agosto de 2014
31 anos da Taça de Prata

31 anos da Taça de Prata

Numa emocionante final disputada em melhor de três partidas diante do CSA de Alagoas, o Juventus obteve aquela que, provavelmente, é a sua maior conquista: o título da Taça de Prata – Campeão Brasileiro da Série B, ao derrotar na final a equipe alagoana por 1 a 0, gol de Paulo Martins, no dia 03/05/1983

3 de maio de 2014
Brasão 90 anos

Brasão 90 anos

O Brasão de 90 anos é resultado da parceria entre o Diretor de Arte e Roteirista Bruno Barbosa Luperi e o Clube Atlético Juventus. O trabalho foi inspirado no design de um troféu, uma releitura do símbolo máximo de glória e vitória no esporte aplicado a tradicional linguagem de emblemas de clubes.

2 de abril de 2014
banner-juventus-site